Buscar

De acordo com entendimento dos Tribunais Superiores, no que diz respeito à defesa no PAD, é obrigatória a atuação de advogado? É indispensável ref...

De acordo com entendimento dos Tribunais Superiores, no que diz respeito à defesa no PAD, é obrigatória a atuação de advogado?

É indispensável reforçar que a aplicação de qualquer punição ao agente público pressupõe a instauração de processo administrativo com garantia de contraditório e a ampla defesa, sob pena de nulidade da sanção aplicada.
A Não, a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.
B Sim, porque a defesa técnica é essencial em qualquer âmbito do Direito, seja cível, penal ou no processo administrativo disciplinar.
C Não, porque é legalmente vedada a atuação de advogado no âmbito administrativo disciplinar.
D Sim, desde que a declaração de nulidade em decorrência da ausência de defesa técnica no PAD seja requerida em até cinco anos após a instauração do processo.

Essa pergunta também está no material:

Processo Administrativo Disciplinar
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, de acordo com o entendimento dos Tribunais Superiores, é obrigatória a atuação de advogado na defesa do agente público no processo administrativo disciplinar (PAD). A defesa técnica é essencial em qualquer âmbito do Direito, seja cível, penal ou no processo administrativo disciplinar. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais