Buscar

A atuação de Kubitschek na administração pública conta com sua participação, em 1946, na formulação da nova Carta Magna brasileira, enquanto deputa...

A atuação de Kubitschek na administração pública conta com sua participação, em 1946, na formulação da nova Carta Magna brasileira, enquanto deputado federal. Dois anos depois, viajando à América do Norte, deixa-se influenciar pelo cenário ali, adquirindo aprendizagens no campo da governança de Estado. Além disso, compreender ser a industrialização um passo central para o crescimento do Brasil. Previamente ainda à sua eleição enquanto presidente, Juscelino assumiu o governo do Estado de Minas Gerais (1951-1954) contribuindo significativamente para o avanço dos setores de transporte e geração de energia.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a pergunta relacionada ao texto que você gostaria que eu respondesse?

0
Dislike0
User badge image

cannper

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Seguia uma orientação desenvolvimentista na administração pública, explicada no interesse pela indústria.

 

PORQUE

 

II. Fez uma gestão modernizadora em Belo Horizonte, tendo feito muitas obras em pouco espaço de tempo.

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma jus

0
Dislike0
User badge image

Natália Pessanha

A alternativa correta é "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I".

Explicação:

A asserção I é verdadeira, pois Juscelino Kubitschek seguia uma orientação desenvolvimentista na administração pública, com foco no desenvolvimento industrial do país.

A asserção II também é verdadeira, pois Juscelino Kubitschek fez uma gestão modernizadora em Belo Horizonte, durante o exercício do cargo de prefeito, realizando diversas obras em um curto espaço de tempo, mas se ateve a realizar reformar urbanísticas e não industriais.

Em vista de explicação no parágrafo anterior, a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I, pois a gestão modernizadora de Kubitschek em Belo Horizonte não refletiu sua orientação desenvolvimentista na administração pública. Este fato veio a ocorrer posteriormente , em 1951, quando Kubitschek assumiu como governador de Minas Gerais. A partir daí, Juscelino manifestou a característica desenvolvimentista que marca o seu governo quando foi presidente do Brasil. Ele desejava transformar Minas Gerais, um estado baseado na pecuária e agricultura, em um estado industrializado. Para isso, investiu maciçamente na produção de energia elétrica, construção de estradas e no desenvolvimento de novas indústrias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais