Buscar

Alguns estudos investigaram os efeitos do yoga em parâmetros fisiológicos relacionados à ansiedade. Vempati e Telles (2002) observaram reduções na ...

Alguns estudos investigaram os efeitos do yoga em parâmetros fisiológicos relacionados à ansiedade. Vempati e Telles (2002) observaram reduções na atividade simpática após a prática de relaxamento guiado baseado no yoga. Telles, Reddy e Nagendra (2004) observaram se os novatos no yoga seriam capazes de reduzir sua frequência cardíaca voluntariamente e se a magnitude desta redução seria mais evidente após 30 dias de treinamento de yoga. Embora os autores não tenham avaliado parâmetros psicológicos, os interessantes resultados sugerem que o yoga pode habilitar os praticantes a utilizar suas próprias estratégias para reduzir a frequência cardíaca, o que traz possíveis aplicações terapêuticas, especialmente no que diz respeito à ansiedade. Tabela 1. Resumo dos estudos sobre yoga terapia. Estudo Controlado/Não-controlado/Randomizado Variável psicológica mensurada Intervenção de Yoga Tempo Avaliação Resultados (grupo de intervenção) Michaelsen, 1995 controlado, randomizado Ansiedade e stress Iyengar Yoga 3 meses Cohen Perceived Stress Scale, State-Trait Anxiety Inventory, Profile of Mood States, CEDS-Depression Scale, Freiburg Complaint List and cortisol levels  stress, ansiedade, fadiga, depressão e cortisol salivar.  bem-estar psicológico e qualidade de vida. Kjellgren et al., 2007 controlado, randomizado Ansiedade, estresse e qualidade de vida Hatha Yoga 10 semanas SF-36 Questionnaire  ansiedade, estresse e  qualidade de vida. Javnbakht et al., 2009 controlado, não-randomizado Ansiedade e depressão Yoga 2 meses HADS  ansiedade-estado e traço e  depressão.

Vempati e Telles (2002) observaram reduções na atividade simpática após a prática de relaxamento guiado baseado no yoga.
Telles, Reddy e Nagendra (2004) observaram se os novatos no yoga seriam capazes de reduzir sua frequência cardíaca voluntariamente e se a magnitude desta redução seria mais evidente após 30 dias de treinamento de yoga.
Michaelsen, 1995, observou que a prática de Iyengar Yoga por 3 meses reduziu o stress, ansiedade, fadiga, depressão e cortisol salivar, além de aumentar o bem-estar psicológico e qualidade de vida.
Kjellgren et al., 2007, observaram que a prática de Hatha Yoga por 10 semanas reduziu a ansiedade e o estresse, além de aumentar a qualidade de vida.
Javnbakht et al., 2009, observaram que a prática de yoga por 2 meses reduziu a ansiedade-estado e traço e a depressão.

Essa pergunta também está no material:

Yoga como terapia para ansiedade
5 pág.

Outros Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a sua pergunta?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais