Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Colégio Objetivo
O olho humano é um órgão extremamente complexo; atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em um sinal elétrico traduzido em imagens pelo cérebro. [...] Mesmo Charles Darwin admitiu, em A Origem das Espécies, que pode parecer absurdo pensar que a estrutura ocular se desenvolveu por seleção natural. No entanto, apesar da falta de evidências de formas intermediárias naquele momento, Darwin acreditava que o olho evoluíra dessa maneira. Não foi fácil encontrar evidências para essa teoria, mas os cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. (LAMB, 2011, p. 46).

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a estrutura e a fisiologia do olho humano,

a) justifique a dificuldade de se encontrar evidências diretas da evolução do olho.

A complexidade do olho humano dificulta a identificação de formas intermediárias que possam indicar a evolução gradual do órgão.
A evolução do olho humano ocorreu por seleção natural, mas a falta de evidências de formas intermediárias dificultou a aceitação da teoria.
A evolução do olho humano ocorreu por seleção natural, mas a complexidade do órgão dificultou a identificação de formas intermediárias que possam indicar a evolução gradual do órgão.
A evolução do olho humano ocorreu por seleção natural, mas a falta de informações sobre a estrutura e a fisiologia do órgão dificultou a aceitação da teoria.
A evolução do olho humano ocorreu por seleção natural, mas a falta de informações sobre a estrutura e a fisiologia do órgão dificultou a identificação de formas intermediárias que possam indicar a evolução gradual do órgão.
a) A complexidade do olho humano dificulta a identificação de formas intermediárias que possam indicar a evolução gradual do órgão.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A complexidade do olho humano dificulta a identificação de formas intermediárias que possam indicar a evolução gradual do órgão." Isso porque, como mencionado no texto, a complexidade do olho humano dificulta a identificação de formas intermediárias que possam indicar a evolução gradual do órgão, o que torna difícil encontrar evidências diretas da evolução do olho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A capacidade do cristalino de alterar seu poder de acomodação tende a diminuir com a idade, à medida que perde sua elasticidade e essa alteração caracteriza a presbiopia, que ocorre com a maioria das pessoas após os 40 anos de idade. Com base nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) A íris é responsável pela cor dos olhos e apresenta, no seu centro, uma abertura pela qual entra luz, a pupila. ( ) A presbiopia dificulta a focalização de objetos próximos e pode ser corrigida com o uso de lentes convergentes. ( ) A retina pode se contrair, abrindo ou fechando a pupila e a córnea e controlando a quantidade de luz que penetra no olho. ( ) Os raios luminosos que atingem o olho sofrem reflexão ao passarem pela córnea e pelo cristalino, e esse conjunto funciona como um sistema de lentes divergentes, formando uma imagem na parte mais sensível do olho, a retina. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a


01) V F V F
02) V V F F
03) V F F V
04) F V V F
05) F F V V

A luz que incide no planeta Terra é componente do amplo espectro de radiações eletromagnéticas provenientes do Sol, as quais se propagam na forma de ondas. Sobre as características da luz solar e de seus efeitos nos organismos vivos, assinale o que for correto.
As radiações eletromagnéticas não podem ser classificadas segundo suas características ondulatórias.
A luz apresenta natureza corpuscular e incide na forma de corpúsculos denominados fótons, considerados pacotes de energia associados a cada comprimento de onda.
A luz branca, ao atravessar um prisma, é decomposta em diversas cores do espectro visível aos olhos humanos.
Pigmentos presentes nas plantas (a exemplo das clorofilas) e pigmentos presentes nos bastonetes e nos cones (células dos olhos) absorvem e refletem luz de comprimentos de onda do espectro visível.
Nos vegetais, a luz visível influencia a germinação de sementes e a floração de espécies sensíveis ao fotoperiodismo.
true
true
true
true
true

Em relação à visão, a degeneração desse tipo celular irá


a) comprometer a capacidade de visão em cores.
b) impedir a projeção dos raios luminosos na retina.
c) provocar a formação de imagens invertidas na retina.
d) causar dificuldade de visualização de objetos próximos.
e) acarretar a perda da capacidade de alterar o diâmetro da pupila.

Defeitos na visão humana decorrem de anomalias no olho, que podem resultar em dificuldades para enxergar. Miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo são exemplos. Sobre essas anomalias, são feitas algumas afirmacoes:

Na formação das imagens na retina da vista humana normal, o cristalino funciona como uma lente convergente, formando imagens reais, invertidas e diminuídas.
A presbiopia é causada pelo achatamento do globo ocular.
Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da íris.
A correção da miopia e a correção da hipermetropia são feitas com lentes, respectivamente, divergente convergente.
a) I, II e III, apenas
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas
d) I, III e IV, apenas
e) IV, apenas

No globo ocular, a córnea, o humor aquoso e o cristalino (ou lente) – que se assemelha a uma lente biconvexa que auxilia na acomodação visual – constituem parte do sistema de lentes permitindo a focalização da luz que penetra o olho corretamente sobre a retina. Na miopia, usualmente associada ao alongamento do globo ocular, que por sua vez leva a uma excessiva curvatura da córnea, a imagem é formada antes da retina. Na retina do olho humano, os bastonetes, menos sensíveis à luz que os cones, são os responsáveis pela distinção entre as cores dos objetos. Na presbiopia, devido à perda da capacidade de acomodação do humor aquoso, a imagem proveniente da córnea é formada antes da retina. Esse defeito da visão pode ser corrigido com o uso de lentes esferocilíndricas.

A córnea, o humor aquoso e o cristalino constituem parte do sistema de lentes do globo ocular.
Na miopia, a imagem é formada antes da retina devido ao alongamento do globo ocular.
Os bastonetes são responsáveis pela distinção entre as cores dos objetos na retina do olho humano.
Na presbiopia, a imagem proveniente da córnea é formada antes da retina devido à perda da capacidade de acomodação do humor aquoso.
a) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina