Buscar

Entre os animais invertebrados e vertebrados, são observadas várias formas de reprodução, porém, sem dúvida, a partenogênese, que promove o crescim...

Entre os animais invertebrados e vertebrados, são observadas várias formas de reprodução, porém, sem dúvida, a partenogênese, que promove o crescimento e desenvolvimento do embrião sem que haja fecundação, é um dos mais curiosos. Geralmente, esse tipo de reprodução se associa a espécies que vivem em áreas isoladas, onde o número de indivíduos é reduzido e as possibilidades de acasalamento, restritas, como em topos de montanhas ou ilhas. Na partenogênese, as fêmeas procriam sem a necessidade do macho e, apesar de ser um mecanismo pouco conhecido, estudos indicam que isso seja possível graças à atuação de um gene capaz de induzir a transformação de óvulos em embriões, que se desenvolvem sem espermatozoide. Esse tipo de reprodução já foi descrita em algumas espécies de plantas, insetos, aracnídeos, peixes, anfíbios e répteis.

Face à grande diversidade de animais na Terra, não surpreende encontrarmos tipos variados de reprodução. Entretanto, com base em suas características exclusivas, os mamíferos são o grupo que possui o sistema reprodutivo mais elaborado. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados na unidade sobre fertilização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nos mamíferos, grupo ao qual pertencemos, a reprodução é sexuada, necessita do macho e da fêmea para ocorrer, e a fecundação é interna, assim como o desenvolvimento embrionário.

Porque:

II. Do ponto de vista evolutivo, apesar da reprodução assexuada gerar um grande número de indivíduos em pouco tempo, ela elimina a variação fenotípica e genotípica entre os descendentes.

A seguir, assinale a alternativa correta:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I. Nos mamíferos, grupo ao qual pertencemos, a reprodução é sexuada, necessita do macho e da fêmea para ocorrer, e a fecundação é interna, assim como o desenvolvimento embrionário. Porque: II. Do ponto de vista evolutivo, apesar da reprodução assexuada gerar um grande número de indivíduos em pouco tempo, ela elimina a variação fenotípica e genotípica entre os descendentes. Isso ocorre porque a reprodução sexuada permite a mistura de material genético entre os indivíduos, gerando variabilidade genética e, consequentemente, aumentando a capacidade de adaptação da espécie às mudanças ambientais. Já a reprodução assexuada, por não envolver a mistura de material genético, gera descendentes geneticamente idênticos ao progenitor, o que pode ser desvantajoso em ambientes em constante mudança.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais