Buscar

Nota-se que o texto apresentado contém profundas contradições, entre elas: João tem trinta anos e seu filho tinha partido há vinte, com 18 anos; a ...

Nota-se que o texto apresentado contém profundas contradições, entre elas: João tem trinta anos e seu filho tinha partido há vinte, com 18 anos; a planície era coberta de areia e depois coberta de grama; ele morava no alto da colina e o cavalo descia para chegar, entre outras incoerências. Portanto, ao se escrever um anúncio, um cartaz, um recado, a leitura atenta deve ser redobrada – para evitar erros e não provocar confusão na lógica do texto. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir sobre a importância da coerência textual:

I. A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.
II. A coerência textual é o atributo responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Deve encontrar-se tanto em quem escreve quanto em quem lê, em outras palavras, ela desenvolve-se na ligação autor-texto-leitor durante o ato de leitura.
III. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, entre outros.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova de CONHECIMENTO Língua Portuguesa
5 pág.

Rh Gestão Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas I e III estão corretas". A coerência textual é um elemento fundamental para que o texto tenha sentido e seja compreensível para o leitor. A afirmativa I está correta ao afirmar que a coerência textual é o instrumento que o autor usa para dar sentido completo ao texto. Já a afirmativa III está correta ao afirmar que a coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo, e que é auxiliada pela coesão textual. A afirmativa II está incorreta, pois a coerência textual é um atributo do texto, não do leitor.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais