Logo Passei Direto
Buscar
Círculo, quadrado e triângulo são tipos de formas geométricas. No nosso cotidiano podemos identificar facilmente muitas dessas formas, seja em relação ao número (quantidade) ou em diversidade (tipos). Uma bola, uma mesa e um cabide são exemplos de formas geométricas que encontramos no nosso dia a dia. Assim como na matemática, em geometria, em biologia os micro-organismos também apresentam formas (morfologias), que são utilizadas para sua classificação e diferenciação. Os fungos e bactérias podem apresentar uma diversidade de formatos e modificações morfológicas. Em relação a diversidade morfológica dos micro-organismos, assinale o que for correto: a. As morfologias bacterianas não podem sofrer modificações como a aquisição de flagelos. b. Bacilo e cocos são as principais representações quanto ao formato bacteriano. c. O micélio é um emaranhado de bactérias do tipo bacilo. d. Os fungos são formados por estruturas chamadas de tétrades. e. Hifas septadas são exemplos de formatos de bactérias.
User badge image
Ana Claudia

há 2 anos

User badge image
Ana Claudia

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) Bacilo e cocos são as principais representações quanto ao formato bacteriano. Justificativa: As bactérias apresentam uma grande diversidade de formas, incluindo bacilos (forma de bastão), cocos (forma esférica) e espirilos (forma de espiral). No entanto, as formas mais comuns são os bacilos e os cocos. O micélio é uma estrutura presente em fungos, não em bactérias. As tétrades são estruturas formadas por quatro células, presentes em algumas bactérias, mas não em fungos. As hifas septadas são estruturas presentes em fungos, não em bactérias. As bactérias podem adquirir flagelos, que são estruturas utilizadas para a locomoção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Muitas espécies de fungos e bactérias, são utilizadas em processos industriais como Streptomyces griséus e Penicillium notatum empregados na indústria farmacêutica, ou Bacillus subtilis e Beauveria bassiana no setor agroindustrial. Além de conhecer as características morfológicas e fisiológicas destes organismos, é preciso identificá-los em nível molecular. A identificação genética é baseada no sequenciamento de determinadas regiões do DNA que são amplificadas (produção de cópias) por reações moleculares em laboratório.
A respeito da extração do DNA e identificação genética, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O primeiro passo para o processo de identificação é a extração do DNA.
( ) Agitação pode ser aplicada para lise celular tanto de fungos como bactérias.
( ) O processo de identificação segue as etapas: lise celular, purificação, suspensão e análise molecular.
( ) Para o sequenciamento do DNA, não é necessário a obtenção do material genético por meio da extração.
( ) Com o sequenciamento de DNA a partir dos anos 2000, principalmente com o sequenciamento de nova geração, houve uma maior possibilidade de diferenciação a nível de espécie dos micro-organismos alvo.
a. F - F - F - V - V.
b. F - V - F - V - F.
c. V - F - V - F - V.
d. F - V - V - F - F.
e. V - V - V - V - F.

Sabe-se que o metabolismo microbiano é capaz de produzir muitas moléculas e processos de interesse biotecnológico. Além da síntese de metabólitos secundários com atividades biológicas diversas, esses micro-organismos, notadamente as bactérias e algumas espécies de leveduras (fungos), podem realizar processos fermentativos que são utilizados na indústria para produção de alimentos, principalmente dos derivados de laticínios (fermentação lática), ou para produção de etanol por meio da fermentação alcoólica.
Sobre o metabolismo de carboidratos:
I- A principal via metabólica para carboidratos trata-se da via glicolítica.
II- Na etapa de fosforilação ocorre a quebra do carboidrato complexo.
III- O metabolismo de carboidratos pode ocorrer de forma aeróbica (ausência de oxigênio) ou anaeróbica (presença de oxigênio).
IV- O produto final da glicólise são moléculas de piruvato.
a. Nenhuma das alternativas está correta.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Todas estão corretas.
e. Apenas IV está correta.

As enzimas produzidas por alguns micro-organismos e alguns tipos de fermentação que estes realizam durante seus processos metabólicos, são muito importantes para a indústria alimentícia. A partir desses processos é possível obter queijos e seus derivados, iogurtes e muitas bebidas alcoólicas. Conhecer o metabolismo e o requerimento nutricional dos fungos e bactérias que realizam esses processos biológicos, se faz de extrema importância para esse setor. Considerando as informações acima apresentadas, assinala a alternativa correta que contém apenas exemplos de bactérias que podem ser aplicadas na indústria alimentícia: a. Streptococcus thermophilus e Lactobacillus delbrueckii. b. Streptococcus thermophilus e Saccharomyces cerevisiae. c. Penicillium roquefortii e Saccharomyces cerevisiae. d. Lactobacillus delbrueckii e Saccharomyces cerevisiae. e. Streptococcus thermophilus e Penicillium roquefortii.

Fungos e bactérias podem ser encontrados colonizando praticamente todos os tipos de ambientes, até mesmo aqueles considerados extremos para a sobrevivência para qualquer tipo de ser vivo. O ambiente que estes micro-organismos são encontrados, diz muito sobre suas habilidades metabólicas que podem ser exploradas biotecnologicamente em processos fermentativos. O primeiro passo então, é conhecer o ambiente que o micro-organismos de interesse está inserido e isolá-lo para realizar os processos de bioprospecção.
Considerando as afirmacoes:
I. Nem todas as espécies de micro-organismos presentes no ambiente são capazes de crescer em condições de laboratório.
II. Os estudos dependentes e independentes de cultivo, são duas estratégias para estudar os organismos em um ambiente.
III. O método dependente de cultivo, é aquele que empregam técnicas de metagenômica.
IV. O isolamento de micro-organismos de materiais biológicos em um ambiente estéril e controlado, é um método independente de cultivo.
a. Todas estão corretas.
b. Apenas II está correta.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Muitas das reações metabólicas que ocorrem dentro das células são catalisadas por enzimas. Essas proteínas que aceleram as reações, se encaixam nos substratos como se fosse um modelo de chave-fechadura. Esse modelo permite com que cada enzima atue sobre um substrato especifico, neste sentido, existem uma diversidade de enzimas em relação a sua ação sobre o substrato. Normalmente, elas recebem a terminação “ase” para demonstrar sua ação enzimática, como por exemplo as amilases que atuam na hidrólise de amido.
Considerando estas informações, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Estes catalizadores naturais são formados por aminoácidos ligados por ligações peptídicas.
( ) Na estrutura de uma proteína primária ocorre uma organização de α-hélice ou β-folha.
( ) Devido sua ampla utilização, as enzimas podem ser utilizadas de maneira livre ou imobilizada.
( ) Para identificar se uma bactéria ou fungo é capaz de produzir uma enzima, realiza-se o cultivo desse micro-organismo em meios de cultura específicos para a produção dessas enzimas.
( ) As lipases podem ser utilizadas na produção de determinados queijos e outros laticínios.
a. Todas estão corretas.
b. V - F - F - V - V
c. V - F - V - V - V
d. V - F - V - V - F
e. F - V - V - F - V

Muitos antibióticos utilizados para o tratamento de infecções bacterianas, como as tetraciclinas produzidas por bactérias do gênero Streptomyces sp., são metabólitos secundários produzidos pelas bactérias durante seu crescimento. Ser capaz de determinar o crescimento dessas bactérias, e de outros micro-organismos de interesse industrial, é importante então para determinar sua capacidade de produzir os compostos de interesse, sejam eles metabólitos secundários ou enzimas, quando são empregados em grande escala em biorreatores industriais.
A respeito das formas de medir o crescimento microbiano, assinale Verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Pode ser realizado principalmente por peso seco/ úmido, turbidimetria e caracterização dos constituintes químicos.
( ) Na turbidimetria ocorre a análise da turvação das culturas microbianas.
( ) A medição do crescimento pode ser realizado apenas empregando o peso seco e turbidimetria.
( ) Pode ser empregado contagem total células em microscópio ou por meio da contagem das unidades formadoras de colônia (UFC).
( ) Nenhuma destas técnicas citadas acima são formas de medir o crescimento microbiano.
a. V - V - F - V - F.
b. V - V - V - V - F.
c. F - F - F - F - V.
d. V - V - F - F - F.
e. F - F - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina