Buscar

1- O que se estuda em Bioquímica? 2- Estabeleça um conceito de Bioquímica. 3- Para que o estudo da Bioquímica é importante? 4- Quais são as áreas d...

1- O que se estuda em Bioquímica?
2- Estabeleça um conceito de Bioquímica.
3- Para que o estudo da Bioquímica é importante?
4- Quais são as áreas de estudo da Bioquímica?
5- Conceitue célula.
6- Diferencie organismos procariotos de eucariotos.
7- Descreva uma célula eucariótica típica.
8- Elabore um conceito para cada um dos componentes de uma célula eucariótica típica (membrana plasmática, núcleo, citoplasma e organelas).
9- Enumere o maior número de organelas que lembrar.
10- Cite a função das seguintes organelas: ribossomos, mitocôndrias, parede celular, cloroplastos, retículo endoplasmático liso e rugoso.
11- Qual a relação entre Bioquímica e célula?
12- Busque informações a respeito do processo evolutivo dos seres vivos, ocorrido a partir de um ancestral comum e culminando com a biodiversidade atualmente verificada no planeta.
13- Faça um comentário sobre a organização estrutural hierárquica (níveis hierárquicos) dos organismo vivos e das células.
14- Cite os princípios que regem a lógica molecular da vida.


Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido Bioquímica
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. Em Bioquímica, estuda-se a química dos seres vivos, incluindo a estrutura, função e interações das moléculas biológicas. 2. Bioquímica é a ciência que estuda a química dos seres vivos, incluindo a estrutura, função e interações das moléculas biológicas. 3. O estudo da Bioquímica é importante porque nos permite entender como os processos químicos ocorrem nos seres vivos, como as doenças se desenvolvem e como podemos desenvolver novos medicamentos e terapias. 4. As áreas de estudo da Bioquímica incluem metabolismo, genética molecular, biologia molecular, enzimologia, bioenergética, entre outras. 5. Célula é a unidade básica da vida, composta por membrana plasmática, citoplasma e material genético. 6. Organismos procariotos não possuem núcleo definido e organelas membranosas, enquanto organismos eucariotos possuem núcleo definido e organelas membranosas. 7. Uma célula eucariótica típica possui núcleo, mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, citoesqueleto e membrana plasmática. 8. Membrana plasmática: camada lipídica que envolve a célula e regula a entrada e saída de substâncias; Núcleo: organela que contém o material genético da célula; Citoplasma: região entre a membrana plasmática e o núcleo, onde ocorrem diversas reações químicas; Organelas: estruturas especializadas que realizam funções específicas na célula. 9. Algumas organelas presentes em células eucarióticas incluem mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, cloroplastos, entre outras. 10. Ribossomos: sintetizam proteínas; Mitocôndrias: produzem energia celular; Parede celular: dá suporte e proteção à célula; Cloroplastos: realizam fotossíntese em células vegetais; Retículo endoplasmático liso: sintetiza lipídios; Retículo endoplasmático rugoso: sintetiza proteínas e lipídios. 11. A Bioquímica estuda as moléculas biológicas presentes nas células e como elas interagem para manter a vida celular. 12. O processo evolutivo dos seres vivos ocorreu a partir de um ancestral comum e culminou com a biodiversidade atualmente verificada no planeta, através de mecanismos como seleção natural e mutação genética. 13. Os organismos vivos e as células possuem uma organização estrutural hierárquica, que inclui átomos, moléculas, organelas, células, tecidos, órgãos, sistemas e organismos. 14. Os princípios que regem a lógica molecular da vida incluem a complementaridade das bases nitrogenadas do DNA, a especificidade das enzimas, a conservação da energia e a regulação dos processos metabólicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais