Buscar

Mulher de 40 anos foi admitida no setor de emergência com queixas de dor na parte inferior das costas, febre, náusea, vômitos, mal-estar, calafrios...

Mulher de 40 anos foi admitida no setor de emergência com queixas de dor na parte inferior das costas, febre, náusea, vômitos, mal-estar, calafrios, síncope, tontura e respiração ofegante. A paciente relatou que sentia ardência ao urinar (disúria) e apresentava febre que chegava a 39,4°C, quando estava em casa de manhã cedo. Tem história de diabetes melito não dependente de insulina. No exame, apresentou pulso de 110 batimentos por minuto, ritmo respiratório de 30 por minuto (VR: 12-20) e pressão sanguínea de 70/30 mmHg. Apresentava extremidades frias, pulso fraco, pulmões limpos na auscultação bilateral, taquicardia a um ritmo regular e significativa sensibilidade costovertebral no lado direito. Verificou-se número de leucócitos elevado (20.000/mm3), com hemoglobina e hematócrito normais, glicose moderadamente elevada (200 mg/dL) e o nível de bicarbonato no soro estava baixo. A gasometria arterial mostrou pH de 7,28 e parâmetros consistentes com acidose metabólica. O exame de urina mostrou um número anormal de cilindros gram-negativos. Indique qual o diagnóstico provável:

A.Trata-se de uma paciente com diabetes gestacional, peptidio C negativa e descompensada devido a acidose metabólica.

B.Trata-se de uma paciente com diabetes do tipo 1 descompensado devido a acidose metabólica.

C.Hiperglicemia secundária a calculo renal. A causa mais provável da alteração respiratória é a compensação pulmonar da alcalose metabólica.

D.Insuficiência renal crônica com cetoacidose diabética;

E.Choque séptico e pielonefrite. A causa mais provável da acidose metabólica é a produção de ácido láctico por células em metabolismo anaeróbio resultante da hipoperfusão de tecidos devido ao choque.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O diagnóstico provável para a paciente descrita é a opção B: "Trata-se de uma paciente com diabetes do tipo 1 descompensado devido a acidose metabólica". Os sintomas apresentados pela paciente, como dor na parte inferior das costas, febre, náusea, vômitos, mal-estar, calafrios, síncope, tontura e respiração ofegante, são comuns em casos de cetoacidose diabética, que é uma complicação grave do diabetes tipo 1. Além disso, a paciente apresentou um número elevado de leucócitos, sensibilidade costovertebral no lado direito e um número anormal de cilindros gram-negativos na urina, o que sugere uma infecção do trato urinário. A acidose metabólica também é um sinal comum em casos de cetoacidose diabética.

0
Dislike0
User badge image

BRUNA GALVÃO LAMBERTI

Mas na questão fala: NÃO DEPENDENTE DE INSULINA. Os diabéticos não dependentes de insulina são do tipo 2

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais