Buscar

1) Considerando os solventes listados na tabela a seguir: A) Indique a ordem decrescente de APOLARIDADE dos solventes. B) Qual solvente, ou mistu...

1) Considerando os solventes listados na tabela a seguir: A) Indique a ordem decrescente de APOLARIDADE dos solventes. B) Qual solvente, ou misturas de solventes, você escolheria para ser uma fase móvel em uma análise de compostos com alto coeficiente de partição (alta lipossolubilidade) por cromatografia em camada delgada de fase normal (fase estacionária a base de sílica gel)?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A) A ordem decrescente de apolaridade dos solventes listados na tabela é: hexano > éter etílico > acetona > metanol > água. B) Para uma análise de compostos com alto coeficiente de partição (alta lipossolubilidade) por cromatografia em camada delgada de fase normal (fase estacionária a base de sílica gel), seria mais adequado utilizar uma mistura de solventes com alta apolaridade, como hexano e éter etílico, em proporções adequadas para obter uma fase móvel com polaridade intermediária.

0
Dislike0
User badge image

vanessapessoal1216

1)   

Após a realização de cromatografia em camada delgada de fase normal – FE de sílica e fase móvel Éter : Clorofórmio (1:1) a análise dos resultados após revelação da placa em câmara de iodo apresentou as características apresentadas na figura abaixo. A partir destas informações pede-se: 

A)  Qual composto é mais apolar, B ou E? Justifique sua resposta.

 

B)  Considere que A, B, E e F são padrões que foram aplicados para comparação dos Rfs, e que C, D, G, H e I são amostras. Nesse caso, quais seriam as conclusões das análises de C, D, H e I?

 

C)  Qual composto possui o maior Rf? E qual possui o menor Rf? Justifique.

 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais