Buscar

Atualmente dispõem-se de mais de um método de drenagem linfática manual, entretanto, do ponto de vista fisiológico, todas têm os mesmos objetivos, ...

Atualmente dispõem-se de mais de um método de drenagem linfática manual, entretanto, do ponto de vista fisiológico, todas têm os mesmos objetivos, mas com particularidades principalmente quanto à realização das manobras. Os métodos mais utilizados são os de Leduc, Godoy e Vodder (OLIVEIRA, 2018). Cabe ao profissional optar pela técnica que melhor se adapta, pois independentemente da técnica a ser utilizada, todas elas seguem a fisiologia do sistema linfático, ou seja, têm fluxo unidirecional e devem ser realizadas superficialmente com pressão que não exceda 40 mmHg, com movimentos lentos, rítmicos e suaves (IZIDORO et al., 2016). Nos casos de pacientes que tenham feito a mastectomia bilateral com esvaziamento axilar, a técnica de drenagem linfática manual sofre pequenas variações.

Descreva as variações da técnica da DLM nas pacientes com mastectomia bilateral.



💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Nos casos de pacientes que tenham feito a mastectomia bilateral com esvaziamento axilar, a técnica de drenagem linfática manual sofre pequenas variações. A principal diferença é que a técnica deve ser realizada com mais suavidade e cuidado, evitando a pressão excessiva na região das cicatrizes e dos linfonodos removidos. Além disso, é importante que o profissional tenha conhecimento sobre a anatomia da região e realize a técnica com movimentos mais lentos e delicados, para evitar possíveis complicações.

0
Dislike0
User badge image

Ana Bautista

Nesse caso, a linfa será direcionada das regiões afetadas para os linfonodos da região inguinal homolateral à lesão. Para tanto, o profissional dá início à técnica com a aplicação da manobra de evacuação nos linfonodos inguinais por 20 vezes. É feita a manobra de deslizamento da linfa por meio de pequenos círculos da mama afetada até a sua virilha homolateral por 10 vezes e repete-se o movimento descrito anteriormente no outro lado operado mais 10 vezes. Nesse caso, quando o esvaziamento axilar ocorreu nas duas regiões, a linfa será drenada para a região inguinal correspondente à sua mama.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais