Buscar

No levantamento de peso olímpico (LPO), uma das principais estratégias do atleta durante o arranco está relacionada ao movimento da barra com relaç...

No levantamento de peso olímpico (LPO), uma das principais estratégias do atleta durante o arranco está relacionada ao movimento da barra com relação ao corpo. Além disso, nesse esporte, o comprimento das alavancas corporais pode gerar vantagens. Assinale a alternativa correta acerca da biomecânica do LPO:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No levantamento de peso olímpico (LPO), durante o arranco, uma das principais estratégias do atleta está relacionada ao movimento da barra com relação ao corpo. Além disso, o comprimento das alavancas corporais pode gerar vantagens. A alternativa correta acerca da biomecânica do LPO é que o atleta deve realizar o movimento de puxar a barra em direção ao corpo, flexionando os cotovelos e estendendo os joelhos e quadris de forma sincronizada, para que a barra suba verticalmente e o atleta possa recebê-la em posição de agachamento.

0
Dislike1
User badge image

Bruno Carvalho

D. Quanto mais próxima do eixo de rotação a massa estiver ou a resistência a ser vencida, menor será o momento de inércia. Desse modo, alavancas corporais curtas têm vantagens com relação às alavancas corporais longas ao realizar o movimento do arranco.

Alavancas curtas proporcionam vantagens ao realizar o movimento do arranco, pois a barra estará mais perto do centro do corpo e o esforço será menor. Ao realizar o movimento do arranco com a barra mais próxima possível do corpo, a trajetória da barra estará mais próxima da linha da gravidade. Desse modo, o momento de inércia a ser vencido será menor. Portanto, a trajetória em “S” no plano sagital será mais fácil de realizar. Quanto mais longe do corpo a barra estiver, maior será o esforço e mais difícil será o movimento. Além disso, atletas que têm alavancas curtas terão vantagens em fazer o movimento com a barra mais próxima do corpo, realizando menor esforço devido a menor momento de inércia. Atletas com alavancas longas têm o seu centro de massa mais longe do solo, dificultando o deslocamento da barra, pois ela terá maior trajetória para percorrer, necessitando de maior esforço. Alavancas longas, principalmente dos membros inferiores, irão deixar o centro de massa mais longe do solo, ocasionando menor equilíbrio em comparação com alavancas curtas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais