Buscar

Na pele é possível encontrar células de melanócitos que produzem melanina. Os melanócitos se estendem entre os queratinócitos protegendo-os de luz ...

Na pele é possível encontrar células de melanócitos que produzem melanina. Os melanócitos se estendem entre os queratinócitos protegendo-os de luz ultravioleta (UV) nociva, mas são suscetíveis aos danos causados pela luz UV. Nesse contexto, disserte sobre a cor da pele e a influência da luz UV.

Devido à imensidão da pele e suas estruturas e características variáveis, a ciência ainda não entende por completo os mecanismos genéticos que determinam a cor da pele.
Acredita-se que a regulação da penetração de radiação UV esteja relacionada.
Alguns pensam também que isto está ligado a um fator evolutivo deste tecido.
Entre as justificativas para explicar a distribuição fenotípica da cor da pele estão a síntese de vitamina D, a degradação de ácido fólico pela radiação UV, a resistência a exposição solar direta e os elementos culturais.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Anatomorfofisiologia do Sistema Tegumentar e Locomotor
2 pág.

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor UniasselviUniasselvi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A cor da pele é determinada pela quantidade e distribuição de melanina produzida pelos melanócitos. A melanina é um pigmento que protege a pele dos danos causados pela luz UV. A exposição à luz UV pode danificar o DNA das células da pele e aumentar o risco de câncer de pele. A melanina absorve a luz UV e ajuda a prevenir esses danos. A quantidade de melanina produzida pelos melanócitos é influenciada por vários fatores, incluindo a genética, a exposição ao sol e a idade. Pessoas com pele mais escura têm mais melanina do que pessoas com pele mais clara. Isso ocorre porque a melanina oferece mais proteção contra a luz UV para pessoas com pele mais escura. A exposição à luz UV pode aumentar a produção de melanina, resultando em um bronzeado. No entanto, a exposição excessiva à luz UV pode danificar a pele e aumentar o risco de câncer de pele. É importante proteger a pele da exposição excessiva à luz UV usando protetor solar, roupas de proteção e evitando a exposição direta ao sol durante as horas de pico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina