Buscar

Na prática pedagógica construtivista, o aluno passa a participar ativamente da própria aprendizagem, sendo protagonista de seu aprendizado. Nessa c...

Na prática pedagógica construtivista, o aluno passa a participar ativamente da própria aprendizagem, sendo protagonista de seu aprendizado. Nessa concepção de aprendizagem, a forma de avaliar, alunos e professores se encontram sempre dentro de um processo dialógico, interativo, que possibilita à escola, como um todo, tornar acessível aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal. Neste contexto, reconhecemos que a avaliação é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e ganhou, na atualidade, um espaço muito amplo nos processos de ensino. Assim, acerca do processo avaliativo é certo afirmar.


Numa concepção de aprendizagem construtivista, os resultados e as notas dos alunos são os aspectos mais importantes no processo de ensino.
Que os resultados da avaliação precisam refletir somente o comportamento do aluno, no que diz respeito às normas disciplinares estabelecidas pelo regimento escolar.
Que os resultados da avaliação devem refletir todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual.
Que os resultados da avaliação devem refletir apenas a capacidade de aprendizado dos alunos e o interesse deles naquilo que realmente gostam de aprender.
Numa concepção de aprendizagem construtivista, o processo de avaliação deve refletir exclusivamente a capacidade do aluno reproduzir o conteúdo ensinado, sem jamais atribuir conceitos ou notas aos alunos.

Essa pergunta também está no material:

ASPECTOS PEDAGÓGICOS
5 pág.

Metodologia do Ensino de Enfermagem II Centro Universitário UniRuy BarbosaCentro Universitário UniRuy Barbosa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na prática pedagógica construtivista, o processo de avaliação deve refletir todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual. A avaliação não deve se limitar apenas a resultados e notas, mas sim considerar o processo de aprendizagem como um todo, levando em conta as habilidades, competências e conhecimentos adquiridos pelo aluno ao longo do processo. Além disso, a avaliação deve ser um processo dialógico e interativo, envolvendo tanto o aluno quanto o professor, para que juntos possam identificar as dificuldades e avanços do processo de aprendizagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais