Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
12) Descreva as características estruturais comuns e as diferenças para cada par: (a) celulose e glicogênio; (b) D-glicose e D-frutose; (c) maltose e sacarose.
(a) Descreva as características estruturais comuns e as diferenças entre celulose e glicogênio.
(b) Descreva as características estruturais comuns e as diferenças entre D-glicose e D-frutose.
(c) Descreva as características estruturais comuns e as diferenças entre maltose e sacarose.

User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

(a) Tanto a celulose quanto o glicogênio são polissacarídeos, ou seja, são formados por muitas moléculas de açúcar. A celulose é um polissacarídeo estrutural encontrado nas paredes celulares das plantas, enquanto o glicogênio é um polissacarídeo de armazenamento de energia encontrado em animais. A principal diferença entre eles é a maneira como as moléculas de glicose são ligadas. Na celulose, as moléculas de glicose são ligadas por ligações beta-1,4-glicosídicas, enquanto no glicogênio, as moléculas de glicose são ligadas por ligações alfa-1,4-glicosídicas e alfa-1,6-glicosídicas. (b) D-glicose e D-frutose são monossacarídeos, ou seja, são formados por uma única molécula de açúcar. Ambos são hexoses, ou seja, possuem seis átomos de carbono. A principal diferença entre eles é a posição do grupo funcional carbonila. Na D-glicose, o grupo carbonila está localizado no carbono 1, enquanto na D-frutose, o grupo carbonila está localizado no carbono 2. Além disso, a D-frutose tem uma estrutura cíclica diferente da D-glicose. (c) Maltose e sacarose são dissacarídeos, ou seja, são formados por duas moléculas de açúcar. A maltose é composta por duas moléculas de glicose ligadas por uma ligação alfa-1,4-glicosídica. A sacarose é composta por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose ligadas por uma ligação glicosídica entre o carbono 1 da glicose e o carbono 2 da frutose. A principal diferença entre eles é a maneira como as moléculas de açúcar são ligadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1) Qual é o pH de uma solução com concentração de H+ de (a) 1,75 x 10–5 mol/L; (b) 6,50 x 10–10 mol/L; (c) 1 x 10-4 mol/L

2) Qual é a concentração de H+ de uma solução com pH de (a) 3,82 (b) 6,52 (c) 11,11?

3) Qual das soluções aquosas seguintes tem o menor pH: 0,1 M de HCl, 0,1 M de ácido acético (pKa = 4,86), e 0,1 M de ácido fórmico (pKa = 3,75)?


a) 0,1 M de HCl
b) 0,1 M de ácido acético (pKa = 4,86)
c) 0,1 M de ácido fórmico (pKa = 3,75)

(a) Um ácido forte tem tendência maior ou menor de perder seu próton para um ácido fraco? (b) Um ácido forte tem Ka maior ou menor que um ácido fraco? (c) Um ácido forte tem pKa maior ou menor que um ácido fraco?

a) Um ácido forte tem tendência menor de perder seu próton para um ácido fraco.
b) Um ácido forte tem Ka maior que um ácido fraco.
c) Um ácido forte tem pKa menor que um ácido fraco.

6) Calcule as concentrações de ácido acético (pKa = 4,76) e acetato de sódio necessárias para preparar uma solução tampão 0,2 M de pH= 5,0.

7) Cada grupo ionizável de um aminoácido pode existir em um de dois estados, carregado ou neutro. A carga elétrica no grupo funcional é determinada pela relação entre seu pKa e o pH da solução. Essa relação é descrita pela equação de Henderson-Hasselbalch. (a) A histidina tem três grupos funcionais ionizáveis. Escreva as equações de equilíbrio para suas três ionizações e assinale o pKa adequado para cada ionização. Desenhe a estrutura da histidina em cada estado de ionização. Qual é a carga final na molécula de histidina em cada estado de ionização? (b) Desenhe as estruturas do estado de ionização predominante da histidina em pH 1, 4, 8 e 12. Observe que o estado de ionização pode ser aproximado tratando-se cada grupo ionizável independentemente. (c) Qual é a carga final da histidina em pH 1, 4, 8 e 12? Para cada pH, a histidina irá migrar em direção ao ânodo (+) ou ao cátodo (–) quando colocada em um campo elétrico?
(a) Escreva as equações de equilíbrio para as três ionizações da histidina e assinale o pKa adequado para cada ionização. Desenhe a estrutura da histidina em cada estado de ionização. Qual é a carga final na molécula de histidina em cada estado de ionização?
(b) Desenhe as estruturas do estado de ionização predominante da histidina em pH 1, 4, 8 e 12. Observe que o estado de ionização pode ser aproximado tratando-se cada grupo ionizável independentemente.
(c) Qual é a carga final da histidina em pH 1, 4, 8 e 12? Para cada pH, a histidina irá migrar em direção ao ânodo (+) ou ao cátodo (–) quando colocada em um campo elétrico?

9) Para aminoácidos com grupos R neutros, em qualquer pH abaixo do pI do aminoácido, a população de aminoácidos em solução terá: A) uma carga líquida negativa. B) uma carga líquida positiva. C) nenhum grupo carregado. D) sem carga líquida. E) cargas positivas e negativas em igual concentração.


A) uma carga líquida negativa.
B) uma carga líquida positiva.
C) nenhum grupo carregado.
D) sem carga líquida.
E) cargas positivas e negativas em igual concentração.

10) Estime os valores de Vmáx e de Km da reação catalisada por enzima na qual foram obtidos os seguintes dados.

11) O papel de uma enzima em uma reação catalisada por enzima é: A) vincular um intermediário de estado de transição, de modo que não possa ser convertido de volta para substrato. B) garantir que todo o substrato seja convertido em produto. C) certificar-se de que o produto é mais estável do que o substrato. D) aumentar a velocidade na qual o substrato é convertido em produto. E) tornar a mudança de energia livre para a reação mais favorável.


A) vincular um intermediário de estado de transição, de modo que não possa ser convertido de volta para substrato.
B) garantir que todo o substrato seja convertido em produto.
C) certificar-se de que o produto é mais estável do que o substrato.
D) aumentar a velocidade na qual o substrato é convertido em produto.
E) tornar a mudança de energia livre para a reação mais favorável.

Mais conteúdos dessa disciplina