Buscar

Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: A Constituição Federal de 1988 foi um marco para a evolução dos direitos de família, podendo dessa...

Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Constituição Federal de 1988 foi um marco para a evolução dos direitos de família, podendo dessa forma se falar em princípios constitucionais do Direito de Família.

O princípio da isonomia entre homem e mulher está pautado na igualdade entre homens e mulheres no que se refere ao casamento ou à união estável, entretanto, o Código Civil não acompanhou a questão.
O princípio do planejamento familiar e da responsabilidade parental está fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da parentalidade responsável; o planejamento familiar é de livre decisão do casal, competindo, ao Estado, propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte das instituições oficiais ou privadas.
O princípio da igualdade substancial entre os filhos estabeleceu que os filhos tidos no casamento e fora do casamento têm direitos iguais, com exceção dos filhos adotados que terão direitos diferenciados.
O princípio da função social da família diz respeito ao reconhecimento da multiplicidade ou da pluralidade de entidades familiares.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual
6 pág.

Direito de Família e das Sucessões II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "O princípio da igualdade substancial entre os filhos estabeleceu que os filhos tidos no casamento e fora do casamento têm direitos iguais, com exceção dos filhos adotados que terão direitos diferenciados." Isso porque a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a igualdade entre os filhos, independentemente de sua origem, com exceção dos filhos adotados, que têm direitos diferenciados. Os demais princípios mencionados também são importantes para o Direito de Família, mas não correspondem ao que foi exposto na pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais