Buscar

O Brasil possui condições privilegiadas para a produção do arroz, que é cultivado sob diversos sistemas e em diversos ecossistemas, destacando-se o...

O Brasil possui condições privilegiadas para a produção do arroz, que é cultivado sob diversos sistemas e em diversos ecossistemas, destacando-se os de várzea e de terras altas. O manejo integrado de pragas do arroz integra diversas táticas de controle cuja finalidade é proteger a cultura do ataque de diferentes tipos de pragas, de modo a evitar perdas economicamente representativas (EMBRAPA, 2013).Disserte sobre os prejuízos provocados pelas principais pragas do arroz.

Fonte: EMBRAPA. Arroz: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília: Embrapa, 2013. 245 p. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O arroz é uma cultura importante para o Brasil, sendo cultivado em diversos sistemas e ecossistemas, como os de várzea e de terras altas. No entanto, existem diversas pragas que podem afetar a produção do arroz e causar prejuízos econômicos significativos. Entre as principais pragas do arroz, podemos destacar o gorgulho-do-arroz, a lagarta-do-cartucho, o percevejo-do-colmo e o pulgão. Essas pragas podem causar danos diretos às plantas, como a destruição das folhas e do colmo, além de reduzir a produtividade e a qualidade dos grãos. Além disso, as pragas do arroz também podem transmitir doenças às plantas, como a brusone e a mancha-parda, que podem causar danos ainda maiores à produção. Para evitar prejuízos causados pelas pragas do arroz, é importante adotar medidas de controle integrado, que incluem o uso de variedades resistentes, o manejo adequado da água e do solo, a rotação de culturas, o controle biológico e o uso de defensivos agrícolas de forma racional e responsável.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais