Buscar

Ariano, acionista da empresa Taperoá S/A, foi citado para apresentar manifestação a um incidente de desconsideração da personalidade jurídica reque...

Ariano, acionista da empresa Taperoá S/A, foi citado para apresentar manifestação a um incidente de desconsideração da personalidade jurídica requerido por João Gomes nos autos do seu processo de execução. Ao analisar o processo, Ariano observou que incidente foi requerido em desfavor de todos os acionistas da empresa e dos diretores João Cabral, Raquel Queiroz e José Lins. Diante da situação narrada, assinale a alternativa que contém a principal e mais forte tese de defesa de Ariano. A desconsideração, no caso de sociedades anônimas, apenas pode atingir os diretores da empresa. A desconsideração da personalidade jurídica não se aplica às sociedades anônimas. A desconsideração apenas pode ocorrer na fase de conhecimento do processo. O artigo 28 do CDC não se aplica ao processo do trabalho, devendo ser provado o abuso da personalidade jurídica. A desconsideração apenas pode ocorrer em desfavor de quem participou da fase de conhecimento do processo.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A principal e mais forte tese de defesa de Ariano é que a desconsideração da personalidade jurídica não se aplica às sociedades anônimas.

0
Dislike0
User badge image

Larissa Cutalo

A defesa de Ariano se baseia na alegação de que o incidente de desconsideração da personalidade jurídica não pode ser requerido nessa etapa do processo, sendo aplicável somente na fase de conhecimento. A principal e mais forte tese de defesa de Ariano é a alternativa c) A desconsideração apenas pode ocorrer na fase de conhecimento do processo.

Essa tese de defesa argumenta que a desconsideração da personalidade jurídica só pode ser aplicada durante a fase de conhecimento do processo. Isso implica que a desconsideração não pode ser aplicada posteriormente, como na fase de execução do processo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais