Buscar

What are the stages of social development according to Neliton Azevedo? 1ª etapa do desenvolvimento social 2ª etapa do desenvolvimento social 3ª et...

What are the stages of social development according to Neliton Azevedo?
1ª etapa do desenvolvimento social
2ª etapa do desenvolvimento social
3ª etapa do desenvolvimento social
Comunidades primitivas – Sem Estado. Todo mundo trabalha. Não tem classe social. Baixíssimo conhecimento da natureza. Como consequência, temos uma baixíssima produção. Só se produz o básico. Homogênea. Na sociedade primitiva é matriarcal.
Escravista – Durou, em torno de 15 mil anos, no Egito. Surge a necessidade do Estado, ela não é mais homogênea. Algumas coisas começam a ser privadas. Relação entre escravo x dono não há solução, pois há um desejo maior do escravo em se manter livre e o dono do escravo em manter ele preso. Tem o Estado porque há ações impossíveis de serem resolvidas e assim, ele intervém. O Estado nunca é neutro. O dono do escravo não precisa trabalhar, pois quem faz isso é o escravo. É muito estável. Entra em declínio quando elas esgotam a capacidade de manter-se vivas as suas estruturas. Cultura do ócio – Saber bater um machado numa árvore. Cultura laboral, cultura do trabalho.
FEUDALISMO – O camponês não é escravo. Ele trabalha na terra e tem um acordo com o senhor feudal. Vai ficando mais sofisticada a vida, mais difícil viver. Observação: Nas comunidades primitivas mora todo mundo em uma aldeia. Quando chega a escravidão, as cidades aumentam muito pois eles eram vendidos nas cidades. O comerciante é contra a escravidão pois com a escravidão não tem pra quem ele vender.

Essa pergunta também está no material:

ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
1 pág.

Contabilidade / Ciências Contábeis Universidade Veiga de AlmeidaUniversidade Veiga de Almeida

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As etapas do desenvolvimento social segundo Neliton Azevedo são: 1ª etapa do desenvolvimento social - Comunidades primitivas: sociedades homogêneas, sem Estado, sem classes sociais, com baixo conhecimento da natureza e baixa produção. É uma sociedade matriarcal. 2ª etapa do desenvolvimento social - Escravista: sociedades com Estado, surgimento da propriedade privada, relação entre escravo e dono, onde o escravo trabalha e o dono não precisa trabalhar. É uma sociedade estável, mas entra em declínio quando esgota a capacidade de manter-se vivas as suas estruturas. 3ª etapa do desenvolvimento social - Feudalismo: sociedades com senhores feudais e camponeses, onde o camponês não é escravo, mas trabalha na terra e tem um acordo com o senhor feudal. A vida se torna mais sofisticada e difícil.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais