Buscar

Augusto Boal foi importante artista da cena que propôs novas abordagens de desenvolver o acontecimento teatral. Na proposta de Boal a própria reali...

Augusto Boal foi importante artista da cena que propôs novas abordagens de desenvolver o acontecimento teatral. Na proposta de Boal a própria realidade é encenada pela plateia. O diretor e professor de teatro concebeu o que chamamos de A estética do Teatro do Oprimido. Essa proposta consistia em levar os sujeitos oprimidos a uma tomada de consciência das opressões sofridas, para que estes possam reunir ferramentas para caminharem em busca da emancipação. O artista afirmava que seu teatro era um instrumento de luta que instigaria a tomada de posição e a ação efetiva. Outra proposta defendida por Boal, era de que o ensino do teatro por si só propiciaria experiências estéticas em que o estudante possa ser sujeito de sua própria aprendizagem, conhecendo desde seu corpo e suas potencialidades expressivas até seu contexto social.Diante destes argumentos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o intuito dessa nova perspectiva:

A) Boal concebe o teatro como instrumento de luta e emancipação social, um recurso metodológico para que os participantes exercitem uma postura crítica, reflexiva, autônoma e politizada.


B) Boal intencionava trazer para a elite uma compreensão das artes cênicas como uma forma de expressão artística, pois ela possui dinheiro e pode frequentar teatros.


C) Boal defendia as artes cênicas como meio facilitador do aprendizado de línguas e de outros conteúdos escolares ou em ambientes da educação não formal.


D) Boal defendia que o teatro como ajuda para o aluno se expressar na hora de uma leitura de língua portuguesa ou de dramatização direcionada. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Boal concebe o teatro como instrumento de luta e emancipação social, um recurso metodológico para que os participantes exercitem uma postura crítica, reflexiva, autônoma e politizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais