Buscar

Leia o texto abaixo: No ano de 1952, Sr. João e Dona Maria tiveram seu primeiro filho, Arnaldo. Cinco anos depois, em 1957, nasceu o segundo filho,...

Leia o texto abaixo:

No ano de 1952, Sr. João e Dona Maria tiveram seu primeiro filho, Arnaldo. Cinco anos depois, em 1957, nasceu o segundo filho, Francisco. Em 2022, Arnaldo completou 70 anos e Francisco 65 anos. O que sempre ocorre é que, mesmo que Arnaldo seja cinco anos mais velho que Francisco, todos pensam que Arnaldo é o irmão mais novo, ou seja, visualmente, Arnaldo parece muito mais jovem que seu irmão Francisco.

A partir do texto acima responda os seguintes itens:

a)  O correto não seria o irmão mais velho aparentar ser mais velho, já que a sua idade cronológica é maior? Justifique sua resposta.

b)  Com base na teoria do envelhecimento biológico, apresente argumentos que justificam o motivo de o irmão cinco anos mais velho aparentar ser fisicamente mais novo.

c)  Qual é o impacto social para a pessoa idosa que não aparenta ter a idade cronológica?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Não necessariamente. O envelhecimento é um processo complexo que envolve diversos fatores, como genética, estilo de vida, alimentação, exposição ao sol, entre outros. Portanto, é possível que o irmão mais novo aparente ser mais velho do que o irmão mais velho, mesmo que a idade cronológica seja menor. b) A teoria do envelhecimento biológico sugere que o envelhecimento é causado por danos acumulados nas células e tecidos do corpo ao longo do tempo. Esses danos podem ser causados por fatores externos, como radiação ultravioleta, poluição e tabagismo, ou por processos internos, como a produção de radicais livres. Além disso, a genética também pode influenciar no processo de envelhecimento. Portanto, é possível que o irmão mais velho tenha tido um estilo de vida mais saudável e/ou tenha uma genética mais favorável ao envelhecimento saudável, o que pode explicar por que ele aparenta ser mais jovem do que o irmão mais novo. c) O impacto social para a pessoa idosa que não aparenta ter a idade cronológica pode ser positivo ou negativo. Por um lado, a pessoa pode ser vista como mais saudável e ativa, o que pode gerar admiração e respeito por parte dos outros. Por outro lado, a pessoa pode ser vista como menos experiente e sábia, o que pode gerar preconceito e discriminação. Além disso, a pessoa pode ter dificuldades em se relacionar com outras pessoas da mesma idade, já que pode haver uma diferença significativa na aparência física.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais