Buscar

A Arte & Vida terá como objetivo focar e conquistar clientes das classes A e B. O negócio começará estrategicamente no primeiro ano com uma loja em...

A Arte & Vida terá como objetivo focar e conquistar clientes das classes A e B. O negócio começará estrategicamente no primeiro ano com uma loja em um shopping especializado em móveis e decorações e mais duas filiais instaladas em outros dois shoppings em forma de quiosques. No segundo, terceiro e quarto anos, será aberto um quiosque por ano. A divulgação será por meio de folders, cartazes, internet e jornais de divulgação localizada.

💡 3 Respostas

User badge image

DANÚSIA DONATTI

Projeto de Negócio “Arte & Vida”(*)

 

Caracterização da empresa

A empresa apresenta como base produtos e artefatos decorativos artesanais. A partir do conceito proposto pelo Conselho Mundial do Artesanato, define-se como artesanato toda atividade produtiva que resulte em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais ou rudimentares, com habilidade, destreza, qualidade e criatividade. São encontrados em nosso portfólio diferentes tipos de artesanatos: 

- Artesanato tradicional: representativo das tradições de determinado grupo; 

- Artesanato de referência cultural: produtos cuja característica é a incorporação de elementos culturais tradicionais da região em que são produzidos;

- Artesanato conceitual: objetos produzidos a partir de um projeto deliberado de afirmação de um estilo de vida ou afinidade cultural. A inovação é o elemento principal que distingue esse artesanato das demais categorias

 

O mercado

A empresa Arte & Vida possuirá sua principal unidade de negócios no Shopping X. Essa unidade de 50m² estará dividida entre uma loja e um escritório no mezanino, onde será a base para as operações da empresa. A partir dessa unidade, será controlado o estoque da loja e também dos quiosques, que serão montados em outros cinco pontos na cidade de São Paulo/SP. 

 

Fornecedores

Todo o estoque da empresa ficará em posse da empresa terceirizada para realizar o estoque e a logística dos produtos. O responsável por esse processo será o supervisor de supply chain, e os itens serão enviados para os quiosques ou para a loja, dependendo da demanda de vendas. O contato e a prospecção de fornecedores serão de responsabilidade da diretoria comercial, e novos produtos deverão ser incluídos no portfólio da empresa e disponibilizados para a loja e os quiosques.

O contato com os fornecedores será direto, via telefone, feiras de artesanatos e sites. Será priorizado o fornecimento dos produtos por meio de consignação e compra. Os fornecedores devem atender ao principal critério da Arte & Vida: uso de materiais sustentáveis, que não agridam o meio ambiente, produzindo materiais de alto padrão de qualidade.

 

Vendas

A Arte & Vida terá como objetivo focar e conquistar clientes das classes A e B. O negócio começará estrategicamente no primeiro ano com uma loja em um shopping especializado em móveis e decorações e mais duas filiais instaladas em outros dois shoppings em forma de quiosques. No segundo, terceiro e quarto anos, será aberto um quiosque por ano. A divulgação será por meio de folders, cartazes, internet e jornais de divulgação localizada.

 

Produto

Na base de todos os nossos produtos, há sempre uma proposta, uma afirmação sobre estilos de vida e de valores, sobretudo aqueles ligados ao movimento ecológico, naturalista e sustentável. Os produtos são destinados a todos ambientes domésticos (salas, quartos, cozinhas, áreas externas e banheiros):

 

Conjuntos em tear manual 

Almofadas 

Tapetes 

Jogos americanos 

Artefatos decorativos 

Cerâmica, cabaça e madeira 

Esculturas 

Quadros 

Molduras 

Cadeiras 

Mesas e mesas de centro 

Bancos 

Criados-mudos 

Luminárias 

Vasos 

Artefatos decorativos 

 

Projeção da demanda

Em média, aproximadamente 900 mil pessoas frequentam os shoppings a cada mês (fonte: ABRASCE – www.portaldoshopping.com.br). Através de pesquisas realizadas em quiosques de shoppings de São Paulo que vendem produtos decorativos, projetamos que 0,08% dos frequentadores comprarão produtos da Arte & Vida. Assim, estimamos vendas na ordem de 395 itens para a loja principal e 161 itens para cada quiosque mensalmente. Considerando uma loja e dois quiosques no primeiro ano, teremos um total de 8.604 itens. Porém, consideraremos que a média de venda mensal irá variar, tendo o primeiro mês vendas na ordem de 20% do total a ser atingido; no segundo mês, 25%; no terceiro mês, 30%; no quarto mês, 35%; no quinto mês, 40%; no sexto mês, 50%; no sétimo mês, 60%; no oitavo mês, 70%; no nono mês, 80%; no décimo mês, 90%; no décimo primeiro mês, 100%; e no décimo segundo mês, 100%. Sendo assim, a previsão real de venda do primeiro ano é de 5.019 itens, considerando que o faturamento do quiosque será em torno de 30% da loja principal, porque esses não irão comercializar móveis e grandes esculturas. Haverá uma margem de 140% sobre o valor de custo dos produtos.

 

*Caso Adaptado: Plano de negócios: exemplos práticos, 2013.

 

A partir do caso de negócio da “Arte & Vida”, realize as atividades:

 

1)   Em relação a empresa “Arte & Vida” desenvolva um “diagnóstico estratégico”, fazendo uma análise SWOT na empresa, ou seja, identifique os pontos fortes, os pontos fracos, do ambiente interno. As oportunidades e as ameaças do ambiente externo. Justifique os pontos escolhidos e inclua pelo menos 2 referências bibliográficas constantes no livro didático da disciplina. A análise destas variáveis deverá ser realizada a partir das instruções do nosso livro didático, de suas pesquisas pessoais e do Projeto de Negócio “Arte & Vida”. 

 

Importante: 

Não deixe de citar pelo menos 2 fontes de autores mencionados no nosso livro didático;

Para realizar as atividades propostas utilize o livro didático e também as referências indicadas no Saiba Mais de cada unidade;

Desenvolva o domínio e/ou identificação dos conceitos desenvolvidos no texto;

Analise as informações apresentadas nos materiais e estabeleça relações entre as idéias propostas, isto é, seja capaz de aplicar os principais conceitos estudados nas situações apresentadas no case da empresa;

Seja coerente com o texto, mas considere a extrapolação das idéias propostas pelo autor, percebendo a relação TEORIA E PRÁTICA e analise criticamente as questões apresentadas.

Sua produção deverá ser inédita e individual, qualquer evidencia de copia sem a devida referencia ou de criação com inteligência artificial sua avaliação sera invalidade sem possibilidade de refazer.

 

 

Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 20 a 30 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.

 

Não esqueça de realizar com antecedência sua atividade, não deixe para última hora!

 

Caso exista inobservância ao tema proposto, transgressão as instruções de elaboração e não atendimento a forma de envio da atividade, que dever ser anexada e enviada formato pdf, doc. ou docx (Windows), informamos que a avaliação não poderá ser corrigida.

 

Não esqueça de realizar com antecedência sua atividade, não deixe para última hora!



1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A pergunta não está clara. Por favor, reformule ou adicione uma pergunta específica para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0
User badge image

Amanda Eduarda

Você conseguiu fazer ?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais