Buscar

Leia o trecho abaixo: As paradas do Orgulho LGBT são constituídas a partir de diversos contextos e por indivíduos que, coletivamente, trazem suas e...

Leia o trecho abaixo:

As paradas do Orgulho LGBT são constituídas a partir de diversos contextos e por indivíduos que, coletivamente, trazem suas escolhas e opções políticas individualmente frente a esses contextos externos. Os sentidos que os sujeitos trazem de si, bem como os significados veiculados nas mídias de massa vão influenciar a relação dos sujeitos com as ações e meta coletivas presentes no movimento. Assim, ambas as paradas do orgulho LGBT, de São Paulo e Campinas, trazem em seu bojo a constituição atitudes mentais e mentalidades coletivas que são produzidas por subjetividades inclusas no movimento, as quais certamente contestam o aparato normativo vigente. Em contrapartida, os coletivos, os grupos de militância, os movimentos como um todo, a partir da diversidade de identidades que os compreendem, da dimensão tática, das atividades constituem seu repertório e de suas reivindicações trazem consequências psicossociais, político-sociais e subjetivas para cada sujeito. ORTOLANO, Fábio. Psicologia dos movimentos sociais e as paradas LGBT de São Paulo e Campinas. Revista de Estudos Universitários-REU, v. 39, n. 1, 2013.

Segundo o trecho acima, é correto afirmar que:

A conscientização política não ocorre, diretamente, vinculada a um contexto social, já que a subjetividade não se expressa dessa forma.

Os movimentos sociais não têm grande influência o repertório subjetivo dos sujeitos porque eles mobilizam muito pouco os afetos dos sujeitos.

A mídia, por ser central na construção de sentidos pela sociedade, costuma ser um alvo a ser interpelado pela militância LGBTQIAP+.

Os movimentos sociais são lidos, no texto, a partir de uma chave mais subjetivista, clínica e psicológica.

As paradas as quais o texto se refere são atividades festivas que evitam qualquer compromisso com a transformação da sociedade.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o trecho apresentado, é correto afirmar que a mídia, por ser central na construção de sentidos pela sociedade, costuma ser um alvo a ser interpelado pela militância LGBTQIAP+.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais