Buscar

Na busca pela gênese da Geopolítica, temos de considerar os estudos da Geografia Política consoantes aos conflitos, à história e as relações de pod...

Na busca pela gênese da Geopolítica, temos de considerar os estudos da Geografia Política consoantes aos conflitos, à história e as relações de poder que cercaram o mundo capitalista a partir do século XX. Tendo como referência os estudos de Friedrich Ratzel e Rudolf Kjellén, analise as afirmativas:

I - Historicamente, a expressão geopolítica foi cunhada pelo cientista político sueco Johan Rudolf Kjellén, em 1899, sendo desenvolvida com maior profundidade no seu livro "Estado como forma de vida", publicado originalmente em 1916.

II - Kjellén denomina a geopolítica como o estudo do Estado em organismo geográfico, isto é, como fenômeno localizado em certo espaço da Terra – logo, do Estado como país, como território, como região ou, mais caracteristicamente, como domínio político.

III - A expressão Geografia Política, por sua vez, foi cunhada anteriormente à Geopolítica e foi usada pela primeira vez em 1750 pelo filósofo francês Turgot, tendo sido desenvolvida com maior vigor pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as afirmativas apresentadas, a alternativa correta é: A) Somente a afirmativa I está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais