Buscar

Paciente do gênero feminino, asmática, 13 anos, deu entrada no hospital de madrugada com suspeita de intoxicação medicamentosa. Os pais descobriram...

Paciente do gênero feminino, asmática, 13 anos, deu entrada no hospital de madrugada com suspeita de intoxicação medicamentosa. Os pais descobriram que a filha havia comprado na farmácia e ingerido 3 caixas de paracetamol 750mg. Já inconciente, as ações médicas foram ágeis no sentido de tentativas de reverter o quadro clínico apresentado.

Com base no contexto, responda:

  1. Por que em altas dosagens o paracetamol se torna tóxico (hepatotóxico)? Qual a etapa (principal) da farmacocinética em que isso acontece? Qual o fármaco normalmente usado como antídoto do paracetamol e qual a sua ação?
  2. A ação do N-acetilcisteína se assemelha a de um agonista ou antagonista? De qual tipo? Explique brevemente.
  3. Na internação foram prescritos medicamentos que aumentam a motilidade gástrica e a excreção, tais como os fármacos agonistas colinérgicos muscarínicos. Porém, foi necessária a suspensão deles, por quê? Quais os neurotransmissores envolvidos nas transmissões colinérgicas e adrenérgicas?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. O paracetamol se torna tóxico em altas dosagens porque a via metabólica normal de conjugação com ácido glucurônico e sulfato fica saturada, levando a uma via alternativa de metabolização que produz uma substância tóxica chamada NAPQI. Essa substância pode causar danos ao fígado. A etapa principal da farmacocinética em que isso acontece é a biotransformação. O antídoto do paracetamol é a N-acetilcisteína, que age como um precursor do glutationa, um antioxidante que ajuda a neutralizar o NAPQI. 2. A ação do N-acetilcisteína se assemelha à de um agonista, pois ela se liga aos receptores de glutationa e ajuda a aumentar a produção de glutationa, que é um antioxidante que ajuda a neutralizar o NAPQI. 3. Os medicamentos agonistas colinérgicos muscarínicos aumentam a motilidade gástrica e a excreção, mas também podem causar broncoconstrição em pacientes asmáticos. Por isso, eles foram suspensos. Os neurotransmissores envolvidos nas transmissões colinérgicas são a acetilcolina e a noradrenalina, enquanto que nas transmissões adrenérgicas são a adrenalina e a noradrenalina.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais