Buscar

O EIA deve ser adotado apenas para projetos que, em razão de seu vulto e da incerteza acerca dos seus possíveis impactos, exigem um estudo especial...

O EIA deve ser adotado apenas para projetos que, em razão de seu vulto e da incerteza acerca dos seus possíveis impactos, exigem um estudo especial, mais amplo e detalhado, e, por essa razão, mais demorado. Quanto ao conteúdo, o EIA deverá conter um conjunto de itens, com vistas à obtenção do licenciamento ambiental junto ao órgão competente. Enuncie e caracterize estes itens que integram o EIA:

1º - um amplo diagnóstico ambiental acerca da área de influência do projeto, descrevendo e analisando todos os recursos ambientais existentes, bem como as suas interações, de tal forma a caracterizar a situação ambiental da área antes da implementação do projeto, levando em consideração o meio físico (ar, água, o subsolo e o clima), o meio socioeconômico, o meio biológico e os ecossistemas naturais.
2º - a análise dos impactos ambientais do projeto e suas alternativas, por meio da identificação, previsão da magnitude e interpretação da relevância dos impactos, de forma a discriminar: impactos positivos e negativos; diretos e indiretos; imediatos e os médio e longo prazos; temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades em termos de cumulatividade (os impactos vão se somando ao longo do tempo) e sinergia; e a distribuição de benefícios sociais.
3º - a definição das medidas que vão mitigar os impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e os sistemas de tratamento de despejos, com a avaliação da eficiência de cada uma delas.
4º - a elaboração de um programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, com a indicação dos fatores e parâmetros a serem considerados.

Essa pergunta também está no material:

AP2 2015.2 Gestão Ambiental GAB
3 pág.

Gestão Ambiental Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um instrumento técnico-científico que deve ser adotado para projetos que, em razão de seu vulto e da incerteza acerca dos seus possíveis impactos, exigem um estudo especial, mais amplo e detalhado, e, por essa razão, mais demorado. O EIA deve conter os seguintes itens: 1º - Um amplo diagnóstico ambiental acerca da área de influência do projeto, descrevendo e analisando todos os recursos ambientais existentes, bem como as suas interações, de tal forma a caracterizar a situação ambiental da área antes da implementação do projeto, levando em consideração o meio físico (ar, água, o subsolo e o clima), o meio socioeconômico, o meio biológico e os ecossistemas naturais. 2º - A análise dos impactos ambientais do projeto e suas alternativas, por meio da identificação, previsão da magnitude e interpretação da relevância dos impactos, de forma a discriminar: impactos positivos e negativos; diretos e indiretos; imediatos e os médio e longo prazos; temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades em termos de cumulatividade (os impactos vão se somando ao longo do tempo) e sinergia; e a distribuição de benefícios sociais. 3º - A definição das medidas que vão mitigar os impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e os sistemas de tratamento de despejos, com a avaliação da eficiência de cada uma delas. 4º - A elaboração de um programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, com a indicação dos fatores e parâmetros a serem considerados.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina