Buscar

O ar inalado em cada inspiração não é estéril. Pode conter microrganismos potencialmente lesivos ao sistema respiratório, além de substâncias gasos...

  1. O ar inalado em cada inspiração não é estéril. Pode conter microrganismos potencialmente lesivos ao sistema respiratório, além de substâncias gasosas ou partículas em suspensão que também podem atuar promovendo lesão. Desse modo, os mecanismos de defesa inerentes ao sistema respiratório impedem que agentes infecciosos ou outras partículas cheguem aos pulmões, tais mecanismos incluem: o lençol mucociliar; a microbiota bacteriana saprófita; os macrófagos alveolares; o tecido linfoide broncoassociado; reflexos protetores, como tosse e espirro. (PATOLOGIA VETERINARIA - 2ªED. (2016) - Antonio Carlos Alessi; Renato de Lima Santos).

 

  1. Qual o tipo de pneumonia pode ocorrer em resposta a redução da eficiência do lençol mucociliar?
  2. Descreva a fisiopatogenia de duas possíveis consequências fatais (que resultam em óbito) para o animal em consequência desse quadro.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. O tipo de pneumonia que pode ocorrer em resposta à redução da eficiência do lençol mucociliar é a pneumonia por aspiração. 2. Duas possíveis consequências fatais para o animal em consequência desse quadro são: - Infecção secundária por bactérias oportunistas, que podem se aproveitar da redução da eficiência do lençol mucociliar para se instalar nos pulmões e causar uma infecção grave. - Insuficiência respiratória, que pode ocorrer devido ao acúmulo de secreções nos pulmões, dificultando a troca gasosa e levando a uma diminuição da oxigenação do sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais