Buscar

Sobre o pensamento de Severino (1990) acerca da filosofia e sua relação com a educação, analise as sentenças a seguir: I- Parece ser a primeira ve...

Sobre o pensamento de Severino (1990) acerca da filosofia e sua relação com a educação, analise as sentenças a seguir:

I- Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico.
II- Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
III- No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
IV- O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

av1 tj upar
1 pág.

Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o pensamento de Severino (1990) acerca da filosofia e sua relação com a educação, a alternativa correta é a letra C: As sentenças I e III estão corretas. A sentença I está correta ao afirmar que a filosofia, em uma forte tendência, se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico. Já a sentença III está correta ao afirmar que, no contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, ficando assim completa a unidade do saber.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais