Buscar

Pierre Bourdieu (1930-2002) é um grande referencial para a Sociologia da Educação. Analisa as relações sociais que se desenvolvem nas instituições ...

Pierre Bourdieu (1930-2002) é um grande referencial para a Sociologia da Educação. Analisa as relações sociais que se desenvolvem nas instituições sociais. Em seus estudos, destaca como a escola torna-se importante elemento formativo frente às diferenças dos alunos provenientes das classes sociais dominadas e dominantes. 

Em sua teoria, demonstra os argumentos sobre

Escolha uma opção:

A- a cumplicidade entre a cultura escolar e a cultura das classes dominantes, na qual uma legítima a outra em um complexo mecanismo de reprodução da desigualdade social, em que estudantes desiguais são tratados como se fossem iguais.

B - o modo pelo qual a ação pedagógica articulada na escola permite a estudantes provenientes de classes sociais diferentes adquirirem conhecimentos e cultura padronizados e equiparativos.

C - somente com a igualdade formal que a escola permite aos estudantes, ao garantir que sejam matriculados, recebam conteúdo padrão e avaliados de maneira neutra, pode-se garantir que pelo mérito individual supere-se as desigualdades sociais.

D - a forma pela qual as relações interpessoais que ocorrem entre o campo educacional e a sociedade permitem questionar a desigualdade cultural superando a violência simbólica no contexto escolar.

E - o problema em que estudantes filhos da classe burguesa, devido a limitações da ação de seus professores não se apropriam como “herdeiros” de certos saberes culturais que deveriam facilitar seu aprendizado escolar.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - a cumplicidade entre a cultura escolar e a cultura das classes dominantes, na qual uma legítima a outra em um complexo mecanismo de reprodução da desigualdade social, em que estudantes desiguais são tratados como se fossem iguais. Pierre Bourdieu analisa como a escola se torna um importante elemento formativo frente às diferenças dos alunos provenientes das classes sociais dominadas e dominantes, destacando como a cultura escolar é cúmplice da cultura das classes dominantes, reproduzindo a desigualdade social.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais