Logo Passei Direto
Buscar
1 O organismo humano sintetiza a maior parte dos lipídios necessários à sobrevivência. Todavia, o ácido linoléico e linolênico são considerados ácidos graxos essenciais, pois não podem ser sintetizados, sendo provenientes apenas da via exógena. Considerando as afirmacoes abaixo:

I ( ) O ácido linoléico (ômega 6) é consumido em maior quantidade pela população (presente em óleos vegetais), quando comparado ao consumo de ácido linolênico (ômega 3), seu consumo em excesso pode favorecer a um aumento na atividade do sistema inflamatório devido à ativação dos tromboxanos A2, que aumentam a vasoconstrição.

II ( ) O ômega 3 está presente principalmente em peixes, tecidos verdes das plantas, óleo de fígado e algumas sementes como linhaça, sendo que a sua forma funcional (EPA e DHA) está presente apenas nos peixes.

III ( ) Para que ocorra a ação anti-inflamatória do ácido linolênico, ele deve estar na forma de ácido eicosapentanóico e docosahexanóico, pois é nesta estrutura que ocorre através da enzima cicloxigenase a ativação das substâncias que possuem esta ação.

IV ( ) Os ácidos graxos de cadeia curta e média (TCM) são absorvidos mais rapidamente que os ácidos graxos de cadeia longa, pois não passam pelo processo de formação de micela para absorção, caindo direto na veia porta após a passagem pelo estômago.

V ( ) O consumo de carboidratos, assim como de triglicerídeos quando em excesso facilitam a via de síntese dos ácidos graxos, consequentemente inibindo sua oxidação e utilização como fonte de energia.

Estão CORRETAS as afirmativas:

I, II, III, IV e V.
a) ( ) I, II e IV.
b) ( ) I, III e V.
c) ( ) II, IV e V.
d) ( ) II, III e IV.
e) (X) I, II, III, IV e V.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para determinar quais estão corretas: I - O ácido linoléico (ômega 6) é consumido em maior quantidade pela população (presente em óleos vegetais), quando comparado ao consumo de ácido linolênico (ômega 3). Seu consumo em excesso pode favorecer a um aumento na atividade do sistema inflamatório devido à ativação dos tromboxanos A2, que aumentam a vasoconstrição. Correta. O ácido linoléico é realmente consumido em maior quantidade e o excesso pode aumentar a inflamação. II - O ômega 3 está presente principalmente em peixes, tecidos verdes das plantas, óleo de fígado e algumas sementes como linhaça, sendo que a sua forma funcional (EPA e DHA) está presente apenas nos peixes. Correta. O ômega 3 é encontrado em peixes e também em algumas fontes vegetais, mas EPA e DHA são predominantemente encontrados em peixes. III - Para que ocorra a ação anti-inflamatória do ácido linolênico, ele deve estar na forma de ácido eicosapentanóico e docosahexanóico, pois é nesta estrutura que ocorre através da enzima cicloxigenase a ativação das substâncias que possuem esta ação. Incorreta. O ácido linolênico (ômega 3) é convertido em EPA e DHA, mas a afirmação confunde as formas e a ativação. IV - Os ácidos graxos de cadeia curta e média (TCM) são absorvidos mais rapidamente que os ácidos graxos de cadeia longa, pois não passam pelo processo de formação de micela para absorção, caindo direto na veia porta após a passagem pelo estômago. Correta. Os ácidos graxos de cadeia curta e média são absorvidos de forma mais rápida. V - O consumo de carboidratos, assim como de triglicerídeos quando em excesso, facilita a via de síntese dos ácidos graxos, consequentemente inibindo sua oxidação e utilização como fonte de energia. Correta. O excesso de carboidratos e triglicerídeos pode levar à síntese de ácidos graxos e inibir sua oxidação. Agora, considerando as análises: - Afirmativas I, II, IV e V estão corretas. - Afirmativa III está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: a) ( ) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E) I, II, III, IV e V. Todas as afirmativas estão corretas. O ácido linoléico e linolênico são considerados ácidos graxos essenciais, pois não podem ser sintetizados, sendo provenientes apenas da via exógena. O ácido linoléico (ômega 6) é consumido em maior quantidade pela população (presente em óleos vegetais), quando comparado ao consumo de ácido linolênico (ômega 3), seu consumo em excesso pode favorecer a um aumento na atividade do sistema inflamatório devido à ativação dos tromboxanos A2, que aumentam a vasoconstrição. O ômega 3 está presente principalmente em peixes, tecidos verdes das plantas, óleo de fígado e algumas sementes como linhaça, sendo que a sua forma funcional (EPA e DHA) está presente apenas nos peixes. Para que ocorra a ação anti-inflamatória do ácido linolênico, ele deve estar na forma de ácido eicosapentanóico e docosahexanóico, pois é nesta estrutura que ocorre através da enzima cicloxigenase a ativação das substâncias que possuem esta ação. Os ácidos graxos de cadeia curta e média (TCM) são absorvidos mais rapidamente que os ácidos graxos de cadeia longa, pois não passam pelo processo de formação de micela para absorção, caindo direto na veia porta após a passagem pelo estômago. O consumo de carboidratos, assim como de triglicerídeos quando em excesso facilitam a via de síntese dos ácidos graxos, consequentemente inibindo sua oxidação e utilização como fonte de energia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos e têm como função fornecer energia e subsídio necessário ao crescimento e desenvolvimento humano. Considerando que são divididos em dois grupos (micronutrientes e macronutrientes), assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Os micronutrientes são representados pelo carboidrato e proteína e os macronutrientes pelas vitaminas, minerais e lipídios.
b) (X) Os micronutrientes são representados pelas vitaminas e minerais que em tese são necessários em pequenas quantidades ao organismo (mg) e em sua maioria essenciais ao ser humano.
c) ( ) Os macronutrientes são representados pelo carboidrato, lipídio e proteína, sendo necessários ao nosso corpo em quantidades maiores (g), todavia, nenhum deles é essencial, pois o organismo os sintetiza.
d) ( ) Os micronutrientes são as substâncias bioativas, fitoquímicos, responsáveis pela prevenção e tratamento de inúmeras doenças.
e) ( ) Os macronutrientes quando metabolizados não nos fornecem energia, sendo essa função dos micronutrientes.

Cite duas diferenças entre o Guia Alimentar de 2006 e o Guia Alimentar de 2014:

Mais conteúdos dessa disciplina