Buscar

Leia o texto a seguir: O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL: DA PRESERVAÇÃO À JUSTIFICAÇÃO MATERIAL DOS DIREITOS (LUIZ EDSON FA...

Leia o texto a seguir:

O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL: DA PRESERVAÇÃO À JUSTIFICAÇÃO MATERIAL DOS DIREITOS (LUIZ EDSON FACHIN)

(…) Defender a Constituição é hoje, acima de tudo, acudir as instituições do Estado de Direito democrático para que, no plano da cidadania, haja acesso ao estatuto básico de uma vida digna para todos. Não basta, contudo, discurso jurídico descolado da práxis. Nem mesmo é epidermicamente suficiente discurso jurídico que, na instância do Direito, preocupe-se com a seara da política somente. Em suma, na base da justificação material há três pilares a serem observados: as dimensões técnica, ética e histórico institucional, entremeados nos afazeres da jurisdição constitucional.

Fonte: FACHIN, L. E. O Supremo Tribunal Federal e a jurisdição constitucional: da preservação à justificação material dos direitos. InDireitos fundamentais e jurisdição constitucional. São Paulo: Revista dos tribunais. 2014. pp. 687-699.

Diante da afirmação conclusiva do agora Ministro do STF, Edson Fachin, em texto escrito para saldar os 25 anos da Constituição Federal de 1988,

Grupo de escolhas da pergunta



1 - a jurisdição pode ser exercida em níveis federais, estadual e municipal, de forma concorrente.

2 - a jurisdição constitucional não contempla processos administrativos, pois estes não se sujeitam ao poder jurisdicional do Estado, em nenhuma hipótese.

a jurisdição é exercida pelo Poder Executivo e pelo Poder Legislativo de forma concorrente com o Poder Judiciário

3 - a jurisdição, função do Estado, para o exercício de direitos e deveres dos cidadãos brasileiros e residentes no país, está regulamentada pelo texto constitucional de 1988.

4 - a jurisdição exercida tão somente pelo Supremo Tribunal Federal, guardião da CF de 1988, não é reconhecida como tão em 1a e 2a instâncias em um processo civil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 3: "a jurisdição, função do Estado, para o exercício de direitos e deveres dos cidadãos brasileiros e residentes no país, está regulamentada pelo texto constitucional de 1988."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais