Buscar

Leia o texto a seguir: O Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro, incorporou rotinas de julgamentos virtuais, ante...

Leia o texto a seguir:

O Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro, incorporou rotinas de julgamentos virtuais, antecipando métodos de deliberação, que no ano de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, tornaram-se especialmente necessários e adequados. Aquilo que parecia uma antecipação precoce do futuro abruptamente passou a ser uma realidade exigida para a continuidade dos trabalhos institucionais do Supremo Tribunal Federal.

A expressão Supremo Tribunal Virtual foi escolhida para jogar luzes para o Supremo Tribunal Federal como uma corte que já tem tradição em deliberações virtuais assíncronas, no ambiente conhecido como plenário virtual, ao que se acresceu, a partir do contexto pandêmico desse primeiro semestre de 2020, uma nova modalidade de deliberações virtuais síncronas, que passou a ser conhecida como sessão por videoconferência.

O Supremo Tribunal Virtual é uma realidade presente, consolidada e projetada para o futuro da jurisdição constitucional brasileira, a qual foi acelerado e potencializado pelo presente, no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de uma promessa que o futuro adiantou ao presente da jurisdição constitucional brasileira, a qual, a partir de 1988, foi desafiada a ser uma corte para onde se destinam dezenas de milhares de processos todos os anos. E isso não é, necessariamente, um problema, pois talvez seja resposta dos anseios constituintes para a jurisdicional constitucional brasileira.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:

I. A jurisdição tem a função de colocar a norma jurídica em prática que, pautada na lei, está conforme a Constituição.

 

II. Os juízes e tribunais colaboram com a interpretação do direito constitucional ou expõem as suas razões em relação à constitucionalidade de uma lei para decidir os casos concretos.

 

III. O interesse e a legitimidade obviamente são condições ou requisitos para a distribuição da ação.

 

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



a- I e III, apenas.


b- III, apenas.


c- II e III, apenas.


d- I e II, apenas.


e- I, II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas corretas são: d- I e II, apenas. Justificativa: A alternativa I está correta, pois a jurisdição tem como função aplicar a norma jurídica de acordo com a Constituição. A alternativa II também está correta, pois os juízes e tribunais colaboram com a interpretação do direito constitucional e expõem suas razões em relação à constitucionalidade de uma lei para decidir casos concretos. Já a alternativa III está incorreta, pois o interesse e a legitimidade não são condições ou requisitos para a distribuição da ação, mas sim para a sua propositura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais