Buscar

Um texto dissertativo pode ser organizado de duas formas: pode ser do tipo argumentativo ou do tipo expositivo. Por essa razão, quanto à estrutura ...

Um texto dissertativo pode ser organizado de duas formas: pode ser do tipo argumentativo ou do tipo expositivo. Por essa razão, quanto à estrutura (organização), temos textos dissertativos com estrutura preponderadamente argumentativa ou preponderadamente expositiva.

Considerando as estruturas textuais dissertativas, AVALIE as afirmativas a seguir e depois responda o que se pede:

I. O texto dissertativo-argumentativo também é conhecido como opinativo. Ele desenvolve ideias por meio de estratégias argumentativas, de modo a convencer o interlocutor.

II. O texto dissertativo-expositivo tem a finalidade de apresentar informações acerca de um fato ou objeto, enumerando características com linguagem clara e concisa.

III. As sequências discursivas dissertativas-argumentativas possuem como características o uso de estratégias argumentativas e o convencimento do interlocutor.

IV. As sequências expositivas têm como características a conceituação e a transmissão de informações de forma objetiva.

V. No texto dissertativo-expositivo o interlocutor conceitua e expõe um tema de maneira impessoal, sem julgamento de valor e sem o propósito de convencer o leitor.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as estruturas textuais dissertativas, podemos avaliar as afirmativas da seguinte forma: I. Correta. O texto dissertativo-argumentativo é conhecido como opinativo, pois apresenta a opinião do autor e busca convencer o leitor por meio de argumentos. II. Correta. O texto dissertativo-expositivo tem como finalidade apresentar informações sobre um tema de forma clara e objetiva, sem a intenção de convencer o leitor. III. Correta. As sequências discursivas dissertativas-argumentativas utilizam estratégias argumentativas para convencer o leitor. IV. Correta. As sequências expositivas têm como objetivo conceituar e transmitir informações de forma objetiva. V. Correta. No texto dissertativo-expositivo, o autor apresenta o tema de forma impessoal, sem julgamentos de valor e sem a intenção de convencer o leitor. Portanto, todas as afirmativas estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais