Buscar

A unidade básica de saúde (UBS) deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para mel...

A unidade básica de saúde (UBS) deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento longitudinal e continuado, principalmente durante a gravidez. A atividade de organizar as ações de saúde na Atenção Básica, orientadas pela integralidade do cuidado e em articulação com outros pontos de atenção, impõe a utilização de tecnologias de gestão que permitam integrar o trabalho das equipes das UBS com os profissionais dos demais serviços de saúde, para que possam contribuir com a solução dos problemas apresentados pela população sob sua responsabilidade sanitária.

Fonte: adaptado de: BRASIL. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde, 2013. 318 p. (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).  Com base nas informações apresentadas e no acolhimento às mulheres, analise as afirmativas a seguir:

I. A atuação é exclusiva à mulher no ciclo reprodutivo. Eixo central ou ciclo gravídico.

II. O novo programa colocou em evidência áreas da saúde da mulher que antes eram negligenciadas, incluindo iniciativas educacionais, medidas preventivas, diagnósticas e terapêuticas de reabilitação.

III. Os cuidados específicos para as mulheres abrangem atendimento ginecológico, acompanhamento pré-natal, assistência durante o parto, cuidados no puerpério, suporte durante o climatério e orientação com relação ao planejamento familiar.

IV. O processo de implantação e implementação do PAISM foi influenciado pelas características da nova política de saúde, pelo processo de municipalização, pela reorganização da atenção básica e pela estratégia do Programa de Saúde Pública.

É correto o que se afirma em:

A) II, III e IV, apenas.


B)  I, II e III, apenas.


C) III e IV, apenas.


D) II e III, apenas.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) II, III e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais