Buscar

Tema 5 – HISTORICIZAÇÃO DO JORNALISMO Definir períodos distintos para o jornalismo é uma tarefa difícil para qualquer pesquisador da história do ...

Tema 5 – HISTORICIZAÇÃO DO JORNALISMO



Definir períodos distintos para o jornalismo é uma tarefa difícil para qualquer pesquisador da história do jornalismo. O problema é que, muitas vezes, aquilo que se indica como algo comum em um determinado período também ocorreu em outros.



De acordo com as definições sobre a historicização do jornalismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:




  1. ( ) Um grande desafio para historicizar o jornalismo é definir o que é jornalismo e reconhecer, em cada momento, que certas práticas poderiam ser jornalismo, o que em outros períodos não poderia ser considerado como tal.


  2. ( ) Alguns pesquisadores se lançaram neste desafio com o objetivo de tentar entender, a partir do passado, o que podemos esperar para o futuro do jornalismo. Para Jean Charron e Jean Bonville (2016), o jornalismo é definido por dois traços essenciais: primeiramente, recobre uma prática discursiva sobre objetos reais de interesse público tal como se manifesta nos jornais desde que eles existem; em segundo, remete a uma prática interdiscursiva no sentido de que o jornalismo é o encontro em um mesmo suporte material.


  3. (  ) A realidade do jornalismo na América Latina define o que é esta atividade profissional. No entanto, a própria instituição não é realizada nas condições de produção que se conhece no Brasil.

Agora, marque a sequência correta:

Aa) V – V – VBb) V – V – FCc) V – F – VDd) F – V – VEe) F – V – F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa (c) V - F - V. Justificativa: - A primeira afirmativa é verdadeira, pois historicizar o jornalismo é um desafio que envolve definir o que é jornalismo em cada período e reconhecer as práticas que poderiam ser consideradas jornalísticas em cada momento. - A segunda afirmativa é falsa, pois a definição de jornalismo proposta pelos autores Jean Charron e Jean Bonville não inclui a prática interdiscursiva, mas sim a prática discursiva sobre objetos reais de interesse público. - A terceira afirmativa é verdadeira, pois a realidade do jornalismo na América Latina não é a mesma do Brasil, o que influencia na definição da atividade profissional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais