Buscar

Sobre o Direito Internacional Privado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: Questão 1 O Direito Internacional Privado é...

Sobre o Direito Internacional Privado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Questão 1
O Direito Internacional Privado é um ramo do Direito que tem como objetivo solucionar conflitos de leis no espaço, ou seja, quando há conexão de mais de um país em uma relação jurídica.

Questão 2
Sobre o Direito Internacional Privado na Grécia Antiga, é correto afirmar que:

A
O direito internacional privado surgiu na Grécia Antiga com o objetivo de regular as relações comerciais entre as cidades-estado.

B
Surgiram as primeiras normas que regulamentavam questões fora do território pertencente a uma comunidade.

C
O universalismo grego buscava uma ordem jurisdicional perfeita, nesse sentido impedia as ordens jurídicas estrangeiras.

D
O jus gentium era o conjunto de normas criadas especificamente para empregar aos estrangeiros.

Questão 3
Contemporaneamente, o direito internacional privado nada mais é do que um conjunto de normas tanto nacionais quanto internacionais, que regulam as seleções das regras que instituem as relações transnacionais. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Relações e fatos transnacionais dizem respeito a ações e ou atividades políticas e econômicas que são coletivas entre diversas nações.

II- O direito internacional privado estrutura as normas que recaem sobre os mais diversos fatos que ultrapassam os limites de um país e que acabam afetando os sujeitos.

III- O direito internacional privado busca favorecer fluxos fronteiriços e o chauvinismo jurídico.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 4
De forma abrangente, podem ser indicadas as seguintes fontes formais de Direito Internacional Privado: lei, Jurisprudência, tratados e convenções e costume. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A
A lei é a fonte secundária do Direito Internacional Privado em grande parte dos países.

B
O tratado internacional, no Brasil, não depende de promulgação e publicação para a sua vigência.

C
Cada país regula, individualmente, a incorporação do tratado internacional ao sistema jurídico interno e a sua ordem hierárquica dentro do sistema.

D
O tratado internacional é o instrumento para o Direito Internacional Privado uniforme e Somente para o Direito Uniforme substantivo.

Questão 5
Os costumes têm sido a essência da maioria das normas jurídicas internacionais e muitos dos tratados firmados foram a consagração escrita do Direito Consuetudinário. Pode ser caracterizada como o conjunto de atos e normas não escritas, admitidas por dilatado tempo e observadas pelos Estados em suas relações mútuas, como se Direito fossem. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Direito consuetudinário é o direito que surge dos costumes de uma certa sociedade, não passando por um processo formal de criação de leis.

II- O costume jus non scriptum (direito não escrito) é constituído de um elemento que se define como a repetição uniforme de certos atos.

III- No caso de lacuna de uma norma adequada ao caso judicializado, o julgador aplicará um preceito consuetudinário.

Assinale a alternativa CORRETA:
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]

[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]

Essa pergunta também está no material:

prova direito internacional 1
12 pág.

Direito Internacional

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta para a questão 1 é: "O Direito Internacional Privado é um ramo do Direito que tem como objetivo solucionar conflitos de leis no espaço, ou seja, quando há conexão de mais de um país em uma relação jurídica." A alternativa correta para a questão 2 é: "O direito internacional privado surgiu na Grécia Antiga com o objetivo de regular as relações comerciais entre as cidades-estado." A alternativa correta para a questão 3 é: "II- O direito internacional privado estrutura as normas que recaem sobre os mais diversos fatos que ultrapassam os limites de um país e que acabam afetando os sujeitos." A alternativa correta para a questão 4 é: "Cada país regula, individualmente, a incorporação do tratado internacional ao sistema jurídico interno e a sua ordem hierárquica dentro do sistema." A alternativa correta para a questão 5 é: "I- Direito consuetudinário é o direito que surge dos costumes de uma certa sociedade, não passando por um processo formal de criação de leis."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais