Logo Passei Direto
Buscar
Dentre os contratualistas, diferentemente de Hobbes, John Locke não pressupõe que o Estado de Natureza é ruim, há apenas o inconveniente de que, pelo fato de todos serem legisladores, não há uma medida da aplicação correta destas leis. Desta forma, Locke defende que: O estado de natureza é social e político, pois ele não pressupõe uma ausência total das leis e regras, mas sim que os homens vivem aplicando suas próprias leis.


Verdadeiro
Falso
User badge image
ServicoSocializando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A afirmação é Falsa. John Locke considera o Estado de Natureza como um estado de liberdade e igualdade, onde as pessoas têm direitos naturais, mas não necessariamente como um estado social e político com leis aplicadas por todos. Ele argumenta que, embora existam leis naturais, a falta de uma autoridade comum para aplicá-las pode levar a conflitos. Portanto, a necessidade de um governo surge para garantir a proteção dos direitos e a aplicação justa das leis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Verdadeiro. John Locke acreditava que o estado de natureza não era necessariamente ruim, mas que havia a necessidade de um governo para garantir a proteção dos direitos naturais dos indivíduos e para garantir a aplicação justa das leis. Ele acreditava que os indivíduos eram livres e iguais em direitos e que o governo deveria ser limitado e baseado no consentimento dos governados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme a aula 03 e em relação ao liberalismo econômico é correto afirmar:
I – Entre os direitos naturais que o liberalismo se propõe a garantir podemos inclui-se: direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
II – Uma das principais características do liberalismo é a defesa da não intervenção do Estado na economia.
III - A implantação do Estado socialista Russo em 1917 foi fundamental para o avanço da teoria segundo a qual a economia está sujeita às leis naturais que a levam fatalmente a uma situação de equilíbrio entre os integrantes do mercado.

Estão corretas as alternativas I e II apenas;
Estão corretas as alternativas I e III apenas;
Estão corretas as alternativas II e III apenas;
Todas as alternativas estão corretas.

Leia o fragmento de texto abaixo: Com relação ao papel do Estado e sua origem existem diversas interpretações. Ao longo dos últimos séculos as explicações desenvolvidas pelos “Contratualistas” ganharam maior destaque e aceitação entre os estudiosos do tema. Marx, no final do século XIX, apresentou uma outra explicação que desde então vem igualmente influenciando muitos outros intelectuais.
I - Os Contratualistas, principalmente Hobbes e Locke, explicaram que o Estado é originário de um contrato social entre os integrantes da sociedade e sua função é atender as necessidades coletivas;
II - Na leitura de Marx, o Estado é essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os Contratualistas;
III - Para Marx, através da emancipação da propriedade privada em relação à comunidade, o Estado transformou-se em um instrumento essencial de dominação popular, estando acima dos conflitos de classe, com interesses legítimos de dominação comum.
Agora indique a alternativa correta:


Estão corretas as alternativas I e II apenas;
Estão corretas as alternativas I e III apenas;
Estão corretas as alternativas II e III apenas;
Todas as alternativas estão corretas.

Os neocontratualistas, assim como os contratualistas clássicos, também tentaram desenvolver uma teoria política que justificasse a existência do Estado, porém, com uma suposta preocupação. Assinale a principal preocupação da existência do Estado para os neocontratualistas.


A preocupação com a moral e a justiça.
A preocupação com a segurança nacional.
A preocupação com a estabilidade econômica.
A preocupação com a igualdade social.

Conforme os estudos da aula 03, qual o período de surgimento do Estado de Bem-Estar em quase todo o mundo, porém com mais evidência nos países europeus? Assinale a sentença correta.


O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele.
O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu no final do século XIX. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de urbanização e os problemas sociais gerados a partir dele.
O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu no início do século XX. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de globalização e os problemas sociais gerados a partir dele.
O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu no final do século XX. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de informatização e os problemas sociais gerados a partir dele.

Conforme os estudos da aula 03, preencha as lacunas com as informações corretas. A partir da crise do __capitalista__, da transnacionalização da economia, da crise do __petrole__, da queda do muro de Berlim e da globalização, o Estado passou a ser questionado em sua capacidade de garantir o bem-estar social e a justiça social. A partir daí, surgem novas formas de organização social, como o __neoliberalismo__, que propõe a redução do papel do Estado na economia e a ampliação da liberdade individual.


A3 - Conforme abordado na aula 03, analise as afirmativas que seguem, sobre o Estado de Bem-Estar Social no Brasil
I – A configuração do Estado de Bem-Estar Social em cada país é determinada pelo padrão e o nível de industrialização.

II - Nos anos de 1930 até por volta de 1970, o Brasil foi caracterizado pelo desenvolvimento da economia capitalista industrial
e urbana.

III – Surge no Brasil a partir da década de 1930 uma série de políticas trabalhistas e de previdência social, fruto do
Governo de Fernando Collor de Melo.

IV- Apesar de se dizer universal, as políticas de proteção social acabavam por não beneficiar a classe média trabalhadora, a
qual se deslocou cada vez mais para o atendimento de suas necessidades na área privada, em especial na área de saúde e de
educação.

V – O Estado de Bem-Estar Social se consolidou no Brasil a partir da década de 1980, final do governo da ditadura militar.

Estão corretas apenas as afirmativas: II - IV - V

I – A configuração do Estado de Bem-Estar Social em cada país é determinada pelo padrão e o nível de industrialização.
II - Nos anos de 1930 até por volta de 1970, o Brasil foi caracterizado pelo desenvolvimento da economia capitalista industrial e urbana.
III – Surge no Brasil a partir da década de 1930 uma série de políticas trabalhistas e de previdência social, fruto do Governo de Fernando Collor de Melo.
IV- Apesar de se dizer universal, as políticas de proteção social acabavam por não beneficiar a classe média trabalhadora, a qual se deslocou cada vez mais para o atendimento de suas necessidades na área privada, em especial na área de saúde e de educação.
V – O Estado de Bem-Estar Social se consolidou no Brasil a partir da década de 1980, final do governo da ditadura militar.
a) I - III - IV
b) II - III - V
c) II - IV - V
d) I - II - V

A2 - Conforme os estudos da aula 02, o Estado de Natureza é aquele no qual os homens exerciam, ou deveriam exercer plenamente o seu direito natural, em especial o de liberdade e o de igualdade. No Estado de Natureza não há leis fortes, apenas regras mínimas. Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( F ) No Estado de Natureza os homens estavam fadados a viver a guerra e o caos.

( F ) Estado de Natureza significa um estado com leis voltadas totalmente para as questões ambientais.

( V ) No Estado de Natureza cada um poderia fazer as suas próprias leis.

( V ) No Estado de Natureza o causador do caos era o próprio direito à liberdade.

( F ) No Estado de Natureza a Democracia é prioridade central.


A2 - As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil." São considerados filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de 'Dois Tratados sobre o Governo Civil'; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social.

As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil."
São considerados filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de 'Dois Tratados sobre o Governo Civil'; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social.

Mais conteúdos dessa disciplina