Buscar

(CIEE/2019 - Adaptada) A ação penal é a atividade jurisdicional que vai permitir a concretização da pretensão punitiva. Com relação à ação penal, c...

(CIEE/2019 - Adaptada) A ação penal é a atividade jurisdicional que vai permitir a concretização da pretensão punitiva. Com relação à ação penal, conforme dispõe o CPP, considere V para verdadeiro ou F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para representá-lo caberá intentar a ação penal pública.

( ) O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

(  ) O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no que dispõe o CPP, a sequência correta é: F, V, F. Explicação: - A primeira afirmativa está incorreta, pois a ação penal pública é de iniciativa exclusiva do Ministério Público, conforme o art. 129, I, da Constituição Federal e o art. 24 do Código de Processo Penal (CPP). - A segunda afirmativa está correta, pois o direito de representação é a possibilidade que o ofendido tem de escolher se quer ou não que o Estado inicie a ação penal. Esse direito pode ser exercido pessoalmente ou por meio de procurador com poderes especiais, conforme o art. 24, §1º, do CPP. - A terceira afirmativa está incorreta, pois o Ministério Público pode desistir da ação penal em algumas situações previstas em lei, como por exemplo, quando a prova da existência do crime ou de suas circunstâncias for muito fraca, conforme o art. 26 do CPP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais