Buscar

Quais exames laboratoriais devem ser solicitados, e quais resultados devem ser esperados? O exame laboratorial mais importante para confirmar o d...

Quais exames laboratoriais devem ser solicitados, e quais resultados devem ser esperados?


O exame laboratorial mais importante para confirmar o diagnóstico de hipotireoidismo é a dosagem dos níveis séricos de tiroxina (T4) e de tireotropina (TSH). O T4 estará baixo e o TSH estará elevado. Outros exames que podem ser solicitados incluem a dosagem do anticorpo antitireóide e a ultrassonografia da tireoide.
De acordo com algumas referências, o TSH é padrão-ouro para avaliação da função tireoidiana. Na maioria dos casos de hipotireoidismo primário, há inicialmente a elevação de TSH e, na evolução, redução dos níveis de T4 e, posteriormente, de T3. Descartando a presença do hipotireoidismo, há necessidade apenas da dosagem de TSH. Quando em suspeita de hipotireoidismo, devem ser dosados TSH e T4L (não sofre interferências pelos fatores que afetam as proteínas ligadoras). TSH elevado com T4L baixo crava o diagnóstico de hipotireoidismo primário. Já no caso do hipotireoidismo central, o que se observa é o TSH baixo ou normal e T4L em baixo nível. A dosagem de anticorpos antitireoidianos, mais especificamente antitireoperoxidase (ATPO) auxilia na definição da etiologia autoimune (Tireoidite de Hashimoto).
Além disso, existem outras possíveis alterações laboratoriais, que são a anemia de leve a moderada, normocítica, macrocítica (associada ou não à anemia perniciosa), microcítica e hipocrômica (por deficiência de ferro, secundária à menorragia). Outrossim, o aumento do colesterol total (por aumento do LDL), alterações enzimáticas (aumento das transaminases e creatinofosfoquinase), bem como hiperprolactinemia (com ou sem galactorreia), nos casos de hipotireoidismo primário.

Essa pergunta também está no material:

CASO - HIPOTIREOIDISMO
9 pág.

Farmacologia II Universidade Federal do ParáUniversidade Federal do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para confirmar o diagnóstico de hipotireoidismo, os exames laboratoriais mais importantes são a dosagem dos níveis séricos de tiroxina (T4) e de tireotropina (TSH). O T4 estará baixo e o TSH estará elevado. Além disso, a dosagem de anticorpos antitireoidianos, mais especificamente antitireoperoxidase (ATPO), auxilia na definição da etiologia autoimune (Tireoidite de Hashimoto). Outras possíveis alterações laboratoriais incluem anemia de leve a moderada, alterações no colesterol total, aumento das enzimas hepáticas, hiperprolactinemia e alterações na creatinofosfoquinase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais