Buscar

O livro O cortiço, de Aluísio de Azevedo, é um dos principais romances do naturalismo. Naturalismo é um período literário originário da França que ...

O livro O cortiço, de Aluísio de Azevedo, é um dos principais romances do naturalismo. Naturalismo é um período literário originário da França que teve suas primeiras obras no Brasil no final do século XIX. Os escritores naturalistas estavam preocupados em denunciar a realidade social, polícia e econômica do País. Eles tinham visões deterministas, isto é, visões de que o meio, o ambiente, influencia no comportamento das pessoas na sociedade.

Você é pesquisador da área de Humanas e está investigando narrativas do final do século XIX com o objetivo de encontrar descrições das condições de vida do brasileiro, principalmente em bairros mais pobres. Você se depara com uma das obras de destaque desse período, O cortiço, que está inserido no período literário do naturalismo e narra a história de ascensão social de João Romão, dono de um cortiço. Ao final da narrativa, com a ascensão social de João Romão, o cortiço também muda, as condições do local são melhoradas, e o cortiço passa a se chamar Vila João Romão.

Você decide incorporar reflexões sobre esse romance em seu trabalho. Assim, acompanhe o trecho a seguir:

​​​​​​​Diante do referido trecho, procure apontar qual elemento da história da narrativa é mais desenvolvido a fim de que o escritor naturalista Aluísio de Azevedo tenha sucesso na sua denúncia da realidade brasileira.