Buscar

Comente sobre este confronto de ideologia que o homem renascentista experimentou perante a liberdade e nova forma de pensamento contestadora. O re...

Comente sobre este confronto de ideologia que o homem renascentista experimentou perante a liberdade e nova forma de pensamento contestadora.

O renascentismo representou uma ruptura com a mentalidade cerceada pela Igreja durante a Idade Média.
O humanismo foi a base teórica do movimento renascentista, expressado na ciência, na cultura e na arte da época.
A valorização do homem e dos estudos de humanidades, a reformulação no ensino universitário europeu e a ideia do homem como ator principal no mundo foram algumas das consequências do Humanismo.

Essa pergunta também está no material:

A3 Historia da Arte
1 pág.

História da Arte I FMU COMPLEXO EDUCACIONALFMU COMPLEXO EDUCACIONAL

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante o Renascimento, o homem experimentou um confronto de ideologias perante a liberdade e a nova forma de pensamento contestadora. O movimento renascentista representou uma ruptura com a mentalidade cerceada pela Igreja durante a Idade Média. O humanismo foi a base teórica do movimento renascentista, expressado na ciência, na cultura e na arte da época. A valorização do homem e dos estudos de humanidades, a reformulação no ensino universitário europeu e a ideia do homem como ator principal no mundo foram algumas das consequências do Humanismo. O homem renascentista passou a questionar a autoridade da Igreja e a buscar respostas para suas dúvidas através da razão e da observação empírica. Esse confronto de ideologias gerou uma mudança significativa na forma como o homem se via e se relacionava com o mundo, abrindo caminho para o desenvolvimento da ciência e da filosofia moderna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais