Buscar

Arte Rupestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Arte I 
arte rupestre
Nome: Vanessa maria rodrigues pessoa			ra:116986
curso: dgn
O que é a arte rupestre? 
A arte rupestre é a arte que predomina as representações artísticas pré-históricas, as artes encontradas nas paredes e tetos de cavernas e locais pré-civilização. A arte rupestre é a arte encontrada em superfícies rochosas e ao ar livre da época pré-histórica. Ela divide-se em dois grupos: a pintura rupestre, feita com pigmentos, e a gravura rupestre, que são imagens gravadas em incisões na própria rocha.
Qual arte na atualidade pode ser comparada a arte rupestre? Quais características ela possui para ser comparada a arte rupestre?
Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. 
O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos, assim como na arte rupestre onde os artistas pintavam as cavernas, paredes etc. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes ideias. Não se trata, portanto, de poluição visual.
2.1). De um exemplo, cite nome do artista e justifique
Banksy – Londres
Suas obras são críticas ao governo e suas imagens reproduzem sua aversão à autoridade e ao poder. Recluso, Banksy mantém sua identidade secreta e até hoje nunca foi revelada.
Osgemeos - Brasil
Os irmãos gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo são conhecidos por seus desenhos carregados de críticas sociais e também pelas figuras humanas de pele amarela, sempre em situações fantasiosas e de muita cor. Osgemeos são os grafiteiros brasileiros mais conhecidos dentro e fora do país.

Outros materiais