Buscar

Na língua portuguesa, os verbos "haver" e "fazer" podem ser utilizados de forma impessoal, ou seja, sem um sujeito definido, para indicar a ocorrên...

Na língua portuguesa, os verbos "haver" e "fazer" podem ser utilizados de forma impessoal, ou seja, sem um sujeito definido, para indicar a ocorrência de fenômenos naturais, climáticos ou eventos temporais. Nesse contexto, é importante observar a concordância verbal correta para evitar erros gramaticais. Analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente orações com a concordância correta.

 

I. "Haviam muitas pessoas na festa quando começou a chover."

II. "Fazem dez anos que não nos vemos."

III. "Há muitas flores no jardim nesta primavera."

IV. "Faz muito calor no verão."

V. "Haverão novas oportunidades de estudo no próximo semestre."

💡 5 Respostas

User badge image

Junior Ferreira

III e IV

Considerando os verbos "haver" e "fazer", bem como o seus usos corretos no que diz respeito à concordância, podemos observar que somente as sentenças III e IV estão corretas.

  • "Haviam muitas pessoas na festa quando começou a chover." - Essa oração está incorreta. O verbo "havia", nesse caso, se torna impessoal. Logo, o certo seria "havia muitas pessoas", no singular, e não no plural..
  • "Fazem dez anos que não nos vemos." - Essa oração também está incorreta. O verbo "fazem", aqui, também é impessoal. Por isso, o certo seria "faz dez anos".
  • "Haverão novas oportunidades de estudo no próximo semestre." - Essa oração está incorreta. Assim como nas anteriores, o verbo "haverão" está no plural, mas, quando usado de forma impessoal, "haver" deve ser usado na terceira pessoa do singular. O correto é: "haverá novas oportunidades".


4
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Há muitas flores no jardim nesta primavera." e "Faz muito calor no verão." Os verbos "haver" e "fazer" podem ser utilizados de forma impessoal para indicar fenômenos naturais, climáticos ou eventos temporais. Quando utilizados dessa forma, esses verbos não possuem sujeito definido, e a concordância verbal deve ser feita na terceira pessoa do singular. Na alternativa A, o verbo "haver" está no plural "haviam", o que está incorreto, pois o verbo deve concordar com o sujeito "muitas pessoas" que está no plural. O correto seria "havia muitas pessoas na festa quando começou a chover." Na alternativa B, o verbo "fazer" está no plural "fazem", o que está incorreto, pois o verbo deve concordar com o sujeito "dez anos" que está no singular. O correto seria "Faz dez anos que não nos vemos." Na alternativa D, o verbo "fazer" está no infinitivo "fazer", o que está incorreto, pois o verbo deve estar no presente do indicativo para indicar a ocorrência atual do fenômeno. O correto seria "Faz muito calor no verão." Na alternativa E, o verbo "haver" está no futuro do indicativo "haverão", o que está incorreto, pois o verbo deve estar no presente do indicativo para indicar a ocorrência atual do fenômeno. O correto seria "Haverá novas oportunidades de estudo no próximo semestre."

3
Dislike0
User badge image

Deluga MBR

 III e IV estão corretas.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais