Buscar

Explique o princípio da legalidade penal. Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal. A chamada legalidade...

Explique o princípio da legalidade penal.

Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.
A chamada legalidade formal corresponde à obediência aos trâmites procedimentais previstos pela Constituição Federal para que determinado diploma legal possa vir a fazer parte do ordenamento jurídico. É a regularidade no processo legislativo de produção da lei.
Por outro lado, a legalidade material corresponde à conformidade do conteúdo do diploma legal frente aos direitos e garantias fundamentais. É amoldar-se a lei ao conteúdo dos direitos e garantias fundamentais.
O princípio da reserva legal seria entendido como uma decorrência do princípio da legalidade. Sempre que a Constituição Federal determinar que a Lei (Ordinária e/ou Complementar) discipline alguma matéria específica, estará configurado o princípio da reserva legal, cabendo ao poder legislativo a adoção das medidas cabíveis, a fim de regulamentar as matérias que a ele foram reservadas. Exemplo: Somente por lei específica poderão ser criadas empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação pública.

Essa pergunta também está no material:

ASSUNTOS PARA PROVA DE PENAL
5 pág.

Direito Constitucional Aplicado I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O princípio da legalidade penal é um dos pilares do Estado Democrático de Direito e está previsto na Constituição Federal de 1988. Ele estabelece que não há crime sem lei anterior que o defina e não há pena sem prévia cominação legal. Isso significa que ninguém pode ser punido por um ato que não esteja previamente descrito em lei como crime, e que a pena a ser aplicada deve estar prevista na lei. Esse princípio é importante porque garante a segurança jurídica e impede que o Estado puna as pessoas de forma arbitrária. Além disso, ele também impede que o poder legislativo crie leis retroativas, ou seja, que punam pessoas por atos que eram legais no momento em que foram praticados. A legalidade formal e a legalidade material são duas vertentes do princípio da legalidade. A primeira se refere à obediência aos trâmites procedimentais previstos pela Constituição Federal para que determinado diploma legal possa vir a fazer parte do ordenamento jurídico. Já a segunda se refere à conformidade do conteúdo do diploma legal frente aos direitos e garantias fundamentais. Por fim, o princípio da reserva legal é uma decorrência do princípio da legalidade e estabelece que somente por lei específica poderão ser criadas empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação pública, por exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais