Buscar

Explique a aplicação da lei penal do tempo e no espaço. No tempo No espaço De acordo com o princípio da legalidade do Direito Penal, os crimes e as...

Explique a aplicação da lei penal do tempo e no espaço.
No tempo
No espaço
De acordo com o princípio da legalidade do Direito Penal, os crimes e as penas apenas podem ser definidos por meio de lei. Código Penal adota a teoria da atividade, ou seja, um crime será considerado cometido quando houver ação ou omissão delituosa.
A Lei Penal retroage nos casos benéficos ao acusado: Abolitio Criminis e Novatio Legis in Mellius;
A Lei Penal não retroage nos casos prejudiciais ao acusado: Novatio Legis Incriminadora e Novatio Legis in Pejus.
Retroatividade: capacidade que a lei penal tem de ser aplicada a fatos praticados antes da sua vigência.
Ultra-atividade: que representa a possibilidade de aplicação da lei penal mesmo após a sua revogação ou cessação de efeitos.
Territorialidade dispõe que a lei penal brasileira será aplicada sempre que um crime for cometido dentro do território nacional. Assim, em regra, caso alguém cometa um homicídio dentro do Brasil, essa pessoa será julgada pelas leis brasileiras.
Território propriamente dito: superfície territorial; mar territorial; espaço aéreo dos locais acima.
Território por extensão: os navios e aeronaves públicos, em qualquer lugar que se encontrem; os navios e aeronaves particulares que se encontrem em alto-mar ou no espaço aéreo do alto-mar.
Há situações em que um crime será cometido no Brasil e que não haverá a aplicação da lei penal brasileira. São os casos em que há convenções, tratados e regras do direito internacional que dispõem especificamente sobre essas situações.
Extraterritorialidade Incondicionada: há alguns crimes em que a lei brasileira será sempre aplicada, independentemente de onde o crime seja praticado ou de qualquer outra condição. São os crimes: contra a vida ou a liberdade do Presidente da República; contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público; contra a administração pública, por quem está a seu serviço.

Essa pergunta também está no material:

ASSUNTOS PARA PROVA DE PENAL
5 pág.

Direito Constitucional Aplicado I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A aplicação da lei penal no tempo se refere à capacidade da lei penal ser aplicada a fatos praticados antes da sua vigência. A retroatividade ocorre quando a lei penal é aplicada a fatos anteriores à sua vigência, desde que seja benéfica ao acusado. Já a ultra-atividade ocorre quando a lei penal continua sendo aplicada mesmo após a sua revogação ou cessação de efeitos. A aplicação da lei penal no espaço se refere à capacidade da lei penal ser aplicada em determinado território. A territorialidade dispõe que a lei penal brasileira será aplicada sempre que um crime for cometido dentro do território nacional. Além disso, a extraterritorialidade incondicionada ocorre em alguns crimes em que a lei brasileira será sempre aplicada, independentemente de onde o crime seja praticado ou de qualquer outra condição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais