Buscar

“Atualmente está em voga falar em aprendizagem ativa e metodologias ativas. Em poucas palavras, o sentido dessas expressões está relacionado a colo...

“Atualmente está em voga falar em aprendizagem ativa e metodologias ativas. Em poucas palavras, o sentido dessas expressões está relacionado a colocar o aluno como protagonista da aprendizagem, construindo o conhecimento em situações práticas. A aprendizagem ativa pode ser definida como: ‘atividades que ocupam o aluno em fazer alguma coisa e, ao mesmo tempo, o leva a pensar sobre as coisas que está fazendo’.” (Bonwell, Eison, 1991; Silberman, 1996.) Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

O problema é o ponto de partida para a organização de um Projeto
A exploração deste método demanda reconsiderar todas as práticas, de forma que o professor permaneça no centro do processo educativo.
Destaca-se como um dos desafios à educação, o repensar sobre novas propostas educativas que superem a instrução ditada pelo livro didático, centrada no dizer do professor e na passividade do aluno.
Criar situações de aprendizagem em que os aprendizes fazem coisas, colocam conhecimentos em ação, pensam e conceituam o que fazem, constroem conhecimentos sobre os conteúdos nas atividades que realizam, bem como desenvolvem estratégias cognitivas, capacidade crítica e reflexão sobre suas práticas.
É importante considerar as práticas, marcadas pela participação, criação, invenção, abertura dos limites espaciais e temporais da sala de aula e dos espaços formais de educação, integrando distintos espaços de produção do saber, contextos e culturas, acontecimentos do cotidiano e conhecimentos de distintas naturezas.
a. O problema deverá ser realizado somente do ponto de vista teórico, ou seja, os estudantes, após estudos da literatura, deverão apontar apenas uma solução teórica
b. O projeto nasce a partir de um objetivo estabelecido somente pelo docente
c. A avaliação de um projeto deve ser feita apenas da parte teórica e não da parte de aplicação e execução do projeto.
d. Nenhuma das alternativas acima

Essa pergunta também está no material:

AV - Met Ativas_ Perspectivas Teóricas e Práticas
5 pág.

Gestão Ambiental Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra b) "O projeto nasce a partir de um objetivo estabelecido somente pelo docente". Na aprendizagem ativa, o aluno é o protagonista da aprendizagem e, portanto, deve participar ativamente da construção do projeto, estabelecendo objetivos e metas em conjunto com o professor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais