Buscar

Associe as alterações na determinação de cada marcador bioquímico com os aspectos clínicos. O colesterol total é um componente estrutural das pare...

Associe as alterações na determinação de cada marcador bioquímico com os aspectos clínicos.

O colesterol total é um componente estrutural das paredes das membranas celulares e precursor de ácidos biliares e hormônios esteroidais.
A elevação do colesterol total pode ser encontrada em hepatites viróticas, cirrose porta, síndrome nefrótica, diabetes mellitus, hipotireoidismo, hipercolesterolemia familiar, hipercolesterolemia poligênica, gota, aterosclerose, anorexia nervosa, Síndrome de Cushing e uso de corticosteroides.
A redução do colesterol total pode ser encontrada em hepatopatias graves, inanição, septicemia, hipertireoidismo, má nutrição, anemia perniciosa, anemia hemolítica, anemia hipocromia severa, grandes queimaduras e doenças infecciosas agudas.
O colesterol HDL remove o colesterol dos tecidos e o transporta até o fígado onde é metabolizado em ácidos biliares.
Exercícios físicos podem elevar a concentração da fração HDL do colesterol e reduzir as demais.
As demais frações, LDL e VLDL são fatores de risco quando acima do desejável e estão relacionados a elevação do risco de aterosclerose.
A LDL é um produto do catabolismo da VLDL, a hidrólise dos triglicérides da VLDL pela lipoproteína lipase (LPL) leva à formação de uma lipoproteína de vida curta, denominada lipoproteína de densidade intermediária (IDL).
O catabolismo da LDL ocorre no fígado e nos tecidos periféricos, através principalmente da interação desta lipoproteína com receptores de alta afinidade presentes na membrana celular.

Essa pergunta também está no material:

Relatório - Bioquímica Clínica 1 e 2
18 pág.

Bioquímica Clínica Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A elevação do colesterol total pode estar relacionada a diversas condições clínicas, como hepatites viróticas, cirrose porta, síndrome nefrótica, diabetes mellitus, hipotireoidismo, hipercolesterolemia familiar, hipercolesterolemia poligênica, gota, aterosclerose, anorexia nervosa, Síndrome de Cushing e uso de corticosteroides. Já a redução do colesterol total pode estar relacionada a hepatopatias graves, inanição, septicemia, hipertireoidismo, má nutrição, anemia perniciosa, anemia hemolítica, anemia hipocromia severa, grandes queimaduras e doenças infecciosas agudas. O colesterol HDL é responsável por remover o colesterol dos tecidos e transportá-lo até o fígado, onde é metabolizado em ácidos biliares. Exercícios físicos podem elevar a concentração da fração HDL do colesterol e reduzir as demais. As frações LDL e VLDL são fatores de risco quando acima do desejável e estão relacionados à elevação do risco de aterosclerose. A LDL é um produto do catabolismo da VLDL, e a hidrólise dos triglicerídeos da VLDL pela lipoproteína lipase (LPL) leva à formação de uma lipoproteína de vida curta, denominada lipoproteína de densidade intermediária (IDL). O catabolismo da LDL ocorre no fígado e nos tecidos periféricos, principalmente através da interação desta lipoproteína com receptores de alta afinidade presentes na membrana celular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais