Buscar

A delimitação entre o que pode ser considerado normal e o que deve ser tido como "patológico" é uma questão que gera constantes discussões conceitu...

A delimitação entre o que pode ser considerado normal e o que deve ser tido como "patológico" é uma questão que gera constantes discussões conceituais. No terreno da psicopatologia, essa discussão ainda é mais relevante, já que sua demarcação é muito mais flutuante e suas fronteiras pouco rígidas. Com o intuito de pôr esta questão em debate, o livro "O Normal e o Patológico", de Georges Canguilhem, publicado pela primeira vez em 1943, ainda é referido como bastante atual por contribuir com uma forte argumentação explorando diferentes visões.Sobre a perspectiva de Georges Canguilhem, assinale a alternativa CORRETA:

Fonte: CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Tradução de Maria Thereza Redig de Carvalho Barrocas. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

A) Propõe que o estado patológico não é a ausência de uma norma, pois não existe vida sem normas de vida, e o estado patológico também é uma forma de se viver. A saúde seria, portanto, mais do que ser normal, é ser capaz de estar adaptado às exigências do meio, e ser capaz de criar e seguir novas normas de vida.


B) Ele era médico e rejeitava saberes da filosofia em assuntos da área da saúde. Ele defendia métodos tradicionais da medicina. Se opunha às tentativas de renovação de certos conceitos metodológicos, retificando sua compreensão pela influência de uma informação médica.


C) Ele era filósofo, discípulo de Augusto Comte. Portanto, defende a visão mecanicista do normal e do patológico. Adota a posição vitalista. É o precursor dos modelos de sistemas dinâmicos não lineares. Para Canguilhem, a doença pressupõe a ausência da norma, e o estado patológico é incompatível com a vida.


D) Se tornou famoso após a disseminação de sua frase mais célebre: "A doença é uma variação da dimensão da saúde; e não uma nova dimensão da vida". Para ele a linha que faz divisa entre o estado normal e o patológico é bem demarcada, isto é, não deixa margens para dúvidas.

AnteriorPróxima



















💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a perspectiva de Georges Canguilhem, a alternativa correta é a letra A) Propõe que o estado patológico não é a ausência de uma norma, pois não existe vida sem normas de vida, e o estado patológico também é uma forma de se viver. A saúde seria, portanto, mais do que ser normal, é ser capaz de estar adaptado às exigências do meio, e ser capaz de criar e seguir novas normas de vida.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais