Buscar

A delimitação entre o que pode ser considerado normal e o que deve ser tido como ‘patológico’ é uma questão que gera constantes discussões conceitu...

A delimitação entre o que pode ser considerado normal e o que deve ser tido como ‘patológico’ é uma questão que gera constantes discussões conceituais. No terreno da psicopatologia, essa discussão ainda é mais relevante, já que sua demarcação é muito mais flutuante e suas fronteiras pouco rígidas. FONTE: CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 6ª ed. 2009. A respeito da ciência psicopatológica e dos critérios de normalidade envolvidos nesse campo do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA: 

A)  Os critérios de normalidade, em suas diferentes perspectivas teóricas, propõem definições a priori para o diagnóstico do que é considerado normal ou patológico. 


B)  Para definição de uma psicopatologia, deve-se levar em conta a intensidade dos sintomas, a duração, o nível de sofrimento e de disfunções que interferem na vida do sujeito. 


C)  O critério de normalidade amplamente aceito é o da ausência de doença. 


D)  Os critérios de normalidade para definição de um diagnóstico devem priorizar as alterações quantitativas do estado normal.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Para definição de uma psicopatologia, deve-se levar em conta a intensidade dos sintomas, a duração, o nível de sofrimento e de disfunções que interferem na vida do sujeito. Isso porque a psicopatologia é uma área que lida com a saúde mental e, portanto, é necessário considerar diversos fatores para determinar se um comportamento ou sintoma é patológico ou não. A intensidade, duração e interferência na vida do sujeito são alguns dos critérios utilizados para essa avaliação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais