Buscar

Durante a Monarquia brasileira (1822-1889), a lavoura de café no modelo de plantation foi implementada na região do Vale do Rio Paraíba, mantendo a...

Durante a Monarquia brasileira (1822-1889), a lavoura de café no modelo de plantation foi implementada na região do Vale do Rio Paraíba, mantendo a influência política dos proprietários de terras escravocratas e, posteriormente, se expandindo para o norte e oeste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Ao longo do período, o modo de produção escravista apresentou sinais de sua crise. Neste contexto, como foram estruturadas as plantações de café no oeste paulista?

De maneira industrial, com mão de obra livre composta por migrantes de várias regiões brasileiras.

De maneira mais moderna, porém com uso de mão de obra escravizada em grande escala.

De maneira simplista, com mão de obra mista de escravizados e pessoas livres das localidades.

De maneira mais moderna, com utilização de mão de obra livre oriunda de imigrantes asiáticos.

De maneira mais moderna, com utilização de mão de obra livre oriunda de imigrantes europeus.



Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Durante o período da Monarquia brasileira, a lavoura de café no modelo de plantation foi implementada na região do Vale do Rio Paraíba, mantendo a influência política dos proprietários de terras escravocratas e, posteriormente, se expandindo para o norte e oeste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. No oeste paulista, as plantações de café foram estruturadas de maneira mais moderna, com utilização de mão de obra livre oriunda de imigrantes europeus. A alternativa correta é a letra E.

1
Dislike0
User badge image

Rosiane Quintela


De maneira mais moderna, com utilização de mão de obra livre oriunda de imigrantes europeus.

Explicação:

A lavoura cafeeira do oeste paulista foi implementada no período de crise do modo de produção escravista, sendo baseada na mão de obra livre dos imigrantes europeus e em sistemas mais modernos de agricultura e transporte. As dificuldades de renovação da mão de obra desde o fim do comércio de africanos escravizados, abriu espaço para a introdução do trabalho livre no empreendimento cafeeiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando